O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) realizou, na terça-feira (11), a solenidade militar de passagem de cargo de Chefe do Centro Conjunto Operacional de Inteligência (CCOI) do COMAE, do Coronel Aviador Elison Montagner ao Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior.
A cerimônia militar foi realizada no Salão Nobre do COMAE e presidida pelo Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.
Ao se despedir do cargo, o Coronel Montagner destacou a importância do Centro Conjunto Operacional de Inteligência. “O CCOI, apesar de ser um Centro recentemente criado, traz o legado de mais de 20 anos da atividade de Inteligência no nível Operacional, desde sua especialização iniciada no antigo COMGAR. A criação do CCOI reflete o amadurecimento, a modernização e a evolução da atividade de Inteligência na Força Aérea Brasileira em apoio direto às operações aeroespaciais”, finaliza.
Ao CCOI compete executar, no nível operacional, as atividades de Inteligência, a fim de contribuir para o emprego do poder aeroespacial brasileiro, e coordenar o atendimento de demandas de produtos de inteligência em âmbitos interno e externo ao COMAE.
O Tenente-Brigadeiro Domingues elogiou o trabalho que o Coronel Montagner exerceu com dedicação à frente do CCOI e desejou sucesso ao novo Chefe.
Currículo do CAlte Fonseca Junior
O novo Chefe do Centro Conjunto Operacional de Inteligência do COMAE, Contra-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, foi declarado Guarda-Marinha em 13 de dezembro de 1990, tendo sido promovido ao atual posto em 31 de março de 2019.
Entre os principais cargos ocupados estão o de Comandante do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), Encarregado do Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1, Comandante do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval “Almirante José Maria do Amaral Oliveira” (CIAAN), Chefe do Estado-Maior do Comando da Força Aeronaval, Chefe de Gabinete do Estado-Maior da Armada e Subchefe de Estratégia do Estado-Maior da Armada.
FONTE: FAB
NOTA DO EDITOR: Desejamos muito sucesso ao nosso amigo CAlte Fonseca Junior.