Por Luiz Padilha
Com a autorização dos EUA para a aquisição pela Força Aérea Argentina (FAA) de 33 caças F-16 MLU da Real Força Aérea Dinamarquesa (Compra ainda não oficializada), surge a necessidade de uma aeronave para realizar o reabastecimento aéreo (REVO). Como os F-16 não possuem Probe para receber combustível, acredita-se que dentre as negociações com os EUA, esteja uma aeronave KC-135 Stratotanker, que equipada com o Flying Boom poderá aumentar o alcance dos futuros caças argentinos.
Para poder operar os caças F-16, a Força Aérea Argentina deverá realizar obras de infraestrutura para adequação de suas bases aéreas.
Atualmente a FAA possui aeronaves KC-130H para a realização de REVO com o sistema de Sonda/Cesta, para aumentar o alcance de seus caças A-4AR Fightinghawk, os quais com a chegada dos F-16, deverão ser gradualmente aposentados.
A atual situação de transição na Argentina com um novo governo, pode ao se alinhar com os EUA, facilitar que a FAA venha a ter seus caças F-16 com capacidade de dissuasão, mas para que isso se torne realidade, será preciso que no pacote esteja incluído os armamentos, treinamento dos pilotos e da equipe de mecânicos que farão a manutenção dos caças.
Já foi um verdadeiro MILAGRE os Americanos OBRIGAREM os Britânicos a aceitarem esta venda de F-16 block 15 com elementos britânicos incluindo o seu assento ejetor Martin Baker…
Quero ser MIQUINHO DE CIRCO se acontecer dos Americanos venderem uma aeronave equipada com sistema REVO de LANÇA BOOM por cima dos Britânicos que permitam aos Argentinos voarem com apoio REVO sobre as Falklands…
Mesmo com estes F-16 caducos e desdentados…
THIS IS NOT GONNA HAPPEN!!!
Você está corretíssimo quanto ao fato que os EUA não autorizarão a venda de aeronaves REVO à Argentina mas esquece de mencionar que esses F-16 “caducos e desdentados” ainda são melhores que a avioneta que a dit@dura t0talitária chinesa ofereceu.
Sinto muito Giba!😉
Ainda duvido que esses caças venham e se vierem deverão ser apenas como espantalho na lavoura pois só serão armados e mantidos de acordo com o interesse americano (aliás isto deve estar acordado com Londres)… Além disso pela idade desses caças que estão chegando a depender do preço que será pago será um péssimo negócio pois pela sua idade são caças para 10 ou 15 anos no máximo.
Tudo bem que se pense no alcance das aeronaves ao se negociar o pacote dos caças, mas se para o Brasil foi uma luta conseguir os KC30 para os argentinos será pior.
Lembrando que o Brasil ainda não conseguiu converter os aviões para MRTT, essa é uma tratativa da FAB e há esperanças que no máximo ano que vem um dos KC30 seja levado pra ser convertido na Airbus – o bom que a FAB tem os KC-390 a serem utilizados em missão de reabestecimento. Quanto aos KC-135, com o tanto de aviões desses dando baixa nos EUA, e os argentinos se aproximando dos americanos, há fortes chances de que aconteça. Lembrando que o Chile tb opera F16 e uma unidade de KC-135.
Eu. Acho. Gue esses pais estão comprando. Sugadas. Americana
Mas não eram 24 unidades de caças?
Existem 33 disponíveis para venda na versão Block 15, o governo dos EUA e da Argentina estão negociando os valores e a forma de financiamento e também quantas unidades, a príncípio o interesse seria por 24 unidades.
Que aliás duvido muito que se concretizem… ainda que com o Millei no poder, dinheiro não nasce na árvore e a Argentina tem uma penca de prioridades que precedem o tema defesa, infelizmente é o que anos de descaso e abandono político causam….
Como coloquei, a ideia são 33 porém podem vir apenas 24.