A Colômbia vai enviar uma carta de protesto à Rússia depois que dois aviões de combate russos entraram duas vezes no espaço aéreo da nação andina sem autorização quando voavam entre Venezuela e Nicarágua na semana passada, disse o presidente Juan Manuel Santos na terça-feira.
Juan Manuel Santos disse que os dois aviões cruzaram o espaço aéreo colombiano na sexta-feira, voando da Venezuela para a Nicarágua. Eles voltaram a entrar em território colombiano na viagem de volta, mas voaram fora da zona quando interceptados por dois aviões militares da Colômbia.
“Como são aviões militares e do governo, precisavam ter pedido permissão, mas não o fizeram. Simplesmente pedimos que o Ministério das Relações Exteriores faça a respectiva notificação ao governo russo”, disse Santos a repórteres depois de uma reunião do governo sobre questões de segurança.
Fontes militares disseram à Reuters que os aviões eram bombardeiros Tupolev Tu-160 de fabricação russa, e que voavam da cidade venezuelana costeira de Maiquetia para a capital da Nicarágua, Manágua. As fontes disseram que os bombardeiros entraram no espaço aéreo colombiano sobre o arquipélago de San Andres y Providencia, no mar caribenho.
No ano passado, o Tribunal de Justiça Internacional em Haia rejeitou uma reivindicação da Nicarágua sobre as ilhas colombianas no arquipélago, mas estendeu a zona econômica e plataforma continental da Nicarágua até águas próximas das ilhas, que são ricas em peixes e que podem ter grandes reservas de petróleo.
A Colômbia considerou o veredito do tribunal como inaplicável e continua exercendo controle sobre as águas, aumentando tensão com a Nicarágua.
FONTE: Reuters
Pelo menos os colombianos, enviaram seus “caças” numa cortezia aos russos. E nós? Fizemos o que? Quando nos atingerem, nem saberemos quem foi e como foi!
Ou seja a Colômbia ACHA que os russos invadiram SEU espaço aéreo.
Como o trânsito dos TU-160 se dava entre a Venezuela e a Nicarágua (e esta tem e aceita o veredito do Tribunal de Justiça Internacional em Haia), se os TU-160 não sobrevoaram diretamente as ilhas estavam voando águas nicaraguenses sobre a zona concedida a Nicarágua próxima as ilhas…
A Colômbia se diz invadida mas há controvérsia…
imagina então quantas vezes eles não entraram no nosso espaço aéreo, e se entraram também o que íamos fazer com f5 subsônicos…..ah me esqueci tem os super tucanos!kkkkk