O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, lançou com sucesso, nesta quarta-feira (31/10), o sexto Foguete de Treinamento Básico (FTB) do ano. O lançamento integra as atividades da Operação Falcão VI que tem por objetivo testar os meios e capacitar as equipes envolvidas com as operações de lançamentos nos centros espaciais brasileiros.
O FTB foi lançado às 15h03, horário local, atingiu uma distância em linha reta de 16 quilômetros do local de lançamento. As informações do sistema de rastreio mostraram que o veículo seguiu os parâmetros previstos. O foguete atingiu 32,06 quilômetros de altitude (apogeu) em 78 segundos de voo. Ao todo, o veículo gastou 167 segundos em sua trajetória de voo até alcançar o ponto de impacto determinado para a operação.
Com o lançamento de hoje o FTB, foguete de fabricação nacional, fica cada vez mais próximo de obter qualificação e certificação junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). A partir disso, será possível repassar tecnologias utilizadas em atividades do tipo à indústria para o aperfeiçoamento do projeto e desenvolvimento de novos produtos.
A Operação Falcão VI faz parte do cronograma de atividades do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e da Agência Espacial Brasileira (AEB) para 2012. Na primeira quinzena de dezembro, o CLA deve voltar a lançar mais um foguete de treinamento e outro de sondagem durante a Operação Iguaíba, que será realizada a partir do próximo dia 19 de novembro em Alcântara.
A quarenta anos q leio e vejo o lançamento destes foguetinhos desta base…………………..qto desperdicio e tempo perdidos………………muita grana jogada na lata do lixo…..e segue o discurso ufanista do Brasil putenfia……
Sds