O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) iniciou em 29 de janeiro, a fase teórica do Estágio de Pilotagem Tática (EPT 2016). As instruções serviram como base para a sequência de voos táticos que seriam realizados.
De 23 de fevereiro a 4 de março do corrente ano, 10 aeronaves realizaram aproximadamente 250 horas de voo em instruções aéreas na Base Aérea de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) e áreas adjacentes. O EPT 2016 conta com 20 alunos, sendo um da Marinha do Brasil.
O EPT é de fundamental importância para o piloto do Exército pois, a partir dos conhecimentos adquiridos nesse estágio, o piloto formado no Curso de Pilotos de Aeronaves (CPA) inicia o processo de “militarização” do seu estilo de voar.
Neste estágio, ele aprende a pilotar em um perfil de combate, buscando a segurança técnica (Parâmetros de motor e da aeronave) e tática (contra o inimigo), fundamentais para o prosseguimento na formação do piloto de combate do Exército Brasileiro, que será concluída no Curso de Piloto de Combate (CPC), também ministrado pelo CIAvEx.
FONTE e FOTOS: CIAvEx