Por Guilherme Wiltgen
O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) realizou no último dia 1º de Dezembro a formatura dos 28 novos Sargentos de Aviação para o Exército Brasileiro.
A cerimônia ocorreu no hangar do CIAvEx, localizado no setor Sul do Comando de Aviação do Exército e foi presidida pelo General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, atual Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), do General de Brigada Luciano Guilherme Cabral Pinheiro, Comandante da Aviação do Exército, do Coronel Carlos Waldyr Aguiar, Comandante do CIAvEx, além dos Comandantes das OM’s e de diversas autoridades civis e militares e familiares dos formandos.
Ao som da Canção do Exército Brasileiro, a tropa formada por militares das OM’s da Aviação do Exército adentraram o local da formatura, seguida pelos 28 novos Sargentos de Aviação, que de forma impecável e marcial, ocuparam seu lugar de destaque no dispositivo.
O Curso de Formação de Sargentos é um dos caminhos pelos quais o Exército Brasileiro forma militares de carreira para suas fileiras, sendo constituído de dois períodos, o Básico e a Qualificação.
O período básico ocorre em 13 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCT) espalhadas pelo Brasil, e é responsável por construir os valores e características fundamentais do militar. É durante esta fase que o mesmo tem a oportunidade de escolher, de acordo com sua classificação, sua QMS (Qualificação Militar dos Subtenentes e Sargentos). O período de qualificação ocorre em três OMCT: Escola de Sargentos de Armas (EsSA); Escola de Sargentos de Logística (EsSLog); Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).
Os alunos da QMS aviação, única desenvolvida pelo CIAvEx, realizam atividades bastante específicas. Além do Treinamento Físico Militar intenso, se destaca principalmente o alto grau dos estudos, que envolvem assuntos relacionados à manutenção de helicópteros, cujas instruções são ministradas pela Seção de Manutenção de Aeronaves (SMA).
Dos 80 candidatos, apenas 28 foram selecionados para realizaram o Curso de Formação de Sargentos (CFS), vindo todos a se formarem, nos explicou o Instrutor da turma Capitão Freitas. O primeiro colocado do CFS 2017, o Sargento Galvão, escolheu o Batalhão de Manutenção e Suprimentos (BMS), sediado no próprio CAvEx, onde colocará em prática tudo que aprendeu durante o curso.
Desta forma, o CIAvEx contribui para incrementar a capacidade técnica da Aviação do Exército, através de profissionais altamente capacitados e preparados para manter suas aeronaves aptas a serem empregadas em qualquer momento e lugar.
NOTA do EDITOR: O DAN agradece a fidalguia com que foi recebido pelo Gen. Guilherme e o Cel. Aguiar, ao qual agradecemos o convite para prestigiar a formatura do CFS. O DAN parabeniza à todos e deseja muito sucesso aos novos Sargentos de Aviação.
Na minha opinião, Taubaté deveria ser a base de treinamento básico unificado para aviação de asas rotativas nas três forças. Podem ofertar treinamento às forças parapúblicas nacionais. Se tornou um centro de excelência.
Até mais!!!
WG,
Concordo plenamente!
Abs