O Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), foi criado no dia 26 de setembro de 1991 e efetivado no ano seguinte em Taubaté, tendo suas origens no Núcleo do Centro de Instrução de Aviação do Exército, implantado com o objetivo de iniciar os trabalhos que permitiriam a criação do CIAvEx.
Enquanto as suas instalações estavam sendo construídas, os primeiros instrutores eram formados na Marinha do Brasil e na FAB, para depois se incorporarem ao efetivo do CIAvEx.
Em suas missões, a Esquadrilha de Helicópteros de Instrução (EHI), também conhecida como Esquadrilha Pégaso, utiliza os helicópteros HA-1A Esquilo ministrando cursos e estágio, visando à formação, especialização e aperfeiçoamento de pilotos e tripulantes para AvEx, bem como a sua habilitação para ocupação de cargos e o desempenho de funções ligadas à mesma.
O CIAvEx disponibiliza os seguintes cursos e estágios:
Oficias: Curso de Piloto de Aeronave (CPA), Curso de Piloto de Combate (CPC), Curso Avançado de Aviação (AAv), Curso de Gerência de Manutenção de Aeronaves (GMN), Curso de Gerência de Manutenção de Aviônicos (GMA), Curso de Gerência Administrativa de AvEx (GAM), Estágio de Pilotagem Tática (EPT) e Estágio de Operações Aeromóveis (OAM)
Sargentos: Curso de Formação de Sargentos de Aviação (CFS), Curso Básico de Manutenção da Aviação do Exército (BMA), Curso de Mecânico de Armamento de Aeronaves (MAA), Curso de Mecânico de Aviônicos (MVN), Curso de Busca e Salvamento da Aviação do Exército para Sargentos (SAR), Curso de Transporte Aéreo, Suprimento e Serviço Especial de Aviação do Exército (TASA), Curso de Controlador de Tráfego Aéreo da Aviação do Exército (CTA), Curso de Informações Aeronáuticas da Aviação do Exército (AIS), Curso de Meteorologia da Aviação do Exército (MET), Curso de Operador de Estação Aeronáutica da Aviação do Exército (OEA), Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e Estágio de Operações Aeromóveis.
As aeronaves da EHI são utilizadas na instrução de voo do Curso de Piloto (CPA), no Estágio de Pilotagem Tática (EPT) e no Curso de Piloto de Combate (CPC).
A Divisão de Simulação de Voo do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) é uma das mais modernas de América Latina.
O voo em seus simuladores reproduz de forma muito próxima da real todas as etapas do voo, possibilitando aos tripulantes padronizarem os procedimentos, inclusive no voo assistido por OVN.
As estações de simulação estão integradas, o que possibilita colocar todas voando juntas e simular o voo em formação, demonstrando o nível tecnológico e o estado da arte em termos de simuladores para helicópteros a disposição da AvEx. Esses simuladores de voo são utilizados em diversos cursos e estágios ministrados pelo CIAvEx, inclusive para as Forças Singulares.
O Centro de Instrução de Aviação do Exército vem regularmente, retribuindo à Marinha do Brasil o apoio prestado na fase inicial da AvEx, recebendo Oficiais-Alunos oriundos do Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), para cursar o CPA em Taubaté.
Seu atual Comandante é o Coronel Emerson Alexandre Januário.
“PER AUDACIAM AD PROTECTIONEM”