Entre os dias 27 e 30 de julho, militares do Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN), requalificaram as Equipes de Manobra e Crache dos navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, contando ainda com o apoio de aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
Na ocasião, foi empregado o helicóptero H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8ºGAV) da FAB. O treinamento consistiu de uma reunião de coordenação entre todos os envolvidos, de instrução teórica e uma parte prática terrestre realizada na Base Aérea de Natal, e outra a bordo do Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) Araguari (P 122), tornando o exercício em uma oportunidade de incremento na interoperabilidade entre as Forças.
A bordo do NpaOc “Araguari” foram realizadas manobras de pick up, com içamento e arriamento de carga leve e pessoal, e Vertical Replenishment (VERTREP), com o transporte de carga pesada.
Foram requalificados vinte e dois militares das equipes de apoio às operações aéreas de cinco navios da área de jurisdição do Comando do 3° Distrito Naval (3ºDN), que engloba os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
FONTE e FOTOS: MB