O Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira (CIAAN) realizou o treinamento teórico e prático de sobrevivência, escape e evasão.
Durante a evasão, os Oficiais-Alunos tiveram por objetivo alcançar um Ponto de Extração Pré-Definido (SAR DOT) em um plano de evasão, para serem recuperados por uma aeronave UH-15 Super Cougar, do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-2). Para isso, foi necessário aplicar técnicas, táticas e procedimentos balizados em doutrinas internacionais, como da OTAN, que proporciona ao militar extraviado lograr êxito na sobrevivência em combate e abandono de área hostil.
Os Tripulantes Aéreos de Resgate (TAR) foram responsáveis por conduzir os adestramentos realizando palestras e oficinas em que se ensinam a conduta do evasor, como técnicas de camuflagem, sinais e gestos, despistamento, noções de armadilhas anti-pessoal, comunicação, senhas, códigos e procedimentos de autenticação previstos na doutrina de Busca e Salvamento em Combate.
Na ocasião, foi possível manter os treinamentos e qualificação do TAR na execução de operações de resgate em ambiente hostil ou potencialmente hostil conhecida internacionalmente como Personnel Recovery, tal doutrina tem sido importada da Força Aérea Brasileira que aplica os procedimentos de Busca e Salvamento em Combate permitindo a interoperabilidade entre as Forças na aplicação dos meios para o resgate.