A Bell Textron Inc. completou mais uma etapa na produção de helicópteros AH-1Z e UH-1Y para clientes internacionais. O Chefe de Defesa da República Tcheca (CHOD), Gen. Aleš Opata, visitou o Centro de Montagem de Amarillo da Bell, para observar a linha de produção de aeronaves H-1 da República Tcheca.
“A visita do Gen. Opata em nosso Amarillo Assembly Center nos permite mostrar o progresso significativo que a Bell fez na produção de aeronaves para apoiar este programa de um cliente internacional vital”, disse Mike Deslatte, vice-presidente e diretor do programa H-1. “Estamos honrados em continuar nosso ótimo relacionamento com a República Tcheca enquanto nos preparamos para fornecer aeronaves de defesa e continuar o sucesso do programa H-1.”
O Gen. Opata conheceu as primeiras aeronaves AH-1Z e UH-1Y que serão entregues à República Tcheca. A produção continua dentro do cronograma, com todas as 12 aeronaves previstas para serem concluídas em 2023.
“Nas operações militares de hoje, um dos principais requisitos é ser capaz de vencer tanto em capacidades de aeronaves quanto em apoio logístico”, disse Nate Green, gerente do programa H-1. “Não há melhor exemplo de duas aeronaves complementares operando regularmente a partir de locais expedicionários e completando tantas missões juntas quanto o AH-1Z e o UH-1Y”.
O Bell AH-1Z e UH-1Y oferecem recursos avançados para missões de defesa e diminuem a manutenção devido à sua comunalidade de 85%. A Bell está produzindo ativamente AH-1Z para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e espera concluir as entregas este ano, seguidas pela produção para operadores internacionais. A Bell concluiu recentemente a entrega dos quatro primeiros helicópteros AH-1Z para o Bahrein e espera concluir a primeira entrega internacional do AH-1Z este ano.
FONTE: Bell
Volta e meia aponto as vantagens logísticas da comunidade entre peças de produtos (no meu caso, eletrônicas). São ganhos em custos de produção, custos de reparo, custos de armazenamento, tempo e qualidade de serviços de manutenções e outros mais.
No meio militar, uso essa dupla de aeronaves como exemplo.
O UH-1Y é uma aeronave utilitária de boa aceitação facilmente encaixavel nas FA.
Ela integrada facilitaria a implantação de helicópteros especializados para ataque, no caso o AH-1Z.
Sabemos que as Forças tem requisitos independentes que normalmente as levam ao não uso comum de equipamentos, o que é uma pena, salvo raríssimas exceções. Isto deve ser respeitado mas, às vezes, é melhor ter uma grande quantidade do que poucas de um nível um levemente superior.