Um helicóptero CH-53K King Stallion do Marine Operational Test and Evaluation Squadron (VMX) realizou teste de levantamento e transporte de um caça F-35C Lightning II inoperante, como parte da certificação de carga externa realizada em dezembro do ano passado na Naval Air Station (NAS) Patuxent River. O içamento foi feito para avaliar a carga e informar as futuras capacidades de içamento de carga.
O CH-53K é o helicóptero mais poderoso já desenvolvido pelo governo dos Estados Unidos. Essa nova geração do CH-53E Super Stallion será a espinha dorsal da logística e apoio ao assalto aeromóvel do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, mas com melhorias significativas, como tecnologia de ponta, fly-by-wire, redução da carga de trabalho dos pilotos, contribuindo para melhor estabilidade e segurança geral da aeronave. A recente decisão de produção de taxa total para o CH-53K é a validação do valor da aeronave para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e o levantamento de teste do mês passado, é mais uma demonstração de seu desempenho e confiabilidade.
A equipe do F-35 Integrated Test Force (ITF), Naval Air Warfare Center Aircraft Division (NAWCAD) Cargo Lab e outros garantiram um levantamento e voo bem-sucedidos, realizando testes de certificação de carga, análise de configuração de eslinga e documentação de características de carga foram preenchidos conforme solicitado. Os dados dos testes irão informar o envelope de voo para eventos futuros.
A aeronave levantada é um caça F-35C variante de transporte de teste de desenvolvimento que acumulou 750 horas de voo durante 450 voos de teste entre 2010 e 2016. O F-35C e o equipamento pesavam cerca de 22.000 libras, após a remoção de seu siste de missão, de propulsão e equipamentos adicionais.
O CH-53K está atualmente liberado para conduzir um levantamento externo de 27.000 libras e está projetado para ser liberado para um levantamento externo de 36.000 libras, quase três vezes mais que seu antecessor, o CH-53E.
Em setembro de 2021, o CH-53K realizou sua primeira missão operacional levantando um helicóptero MH-60S Knighthawk da Marinha do topo de uma montanha de 12.000 pés na Califórnia. Essa aeronave pesava aproximadamente 15.000 libras e foi transportada com sucesso por 23 milhas.
“Esse tipo de missão é exatamente o que o K foi projetado e construído para fazer”, disse a coronel Kate Fleeger, gerente de programa do Heavy Lift Helicopter Program Office (PMA-261). “Ele continua a provar seu valor no apoio às operações do Corpo de Fuzileiros Navais, transportando equipamentos que nenhuma outra plataforma de asa rotativa pode levantar.”
O CH-53K entrou em sua fase de produção e implantação de taxa total em dezembro e está programado para declarar capacidade operacional total no ano fiscal de 2029.
O Heavy Lift Helicopter Program Office (PMA-261) gerencia a aquisição, desenvolvimento e suporte de toda a família de helicópteros pesados H-53.
O único defeito desse aparelho é o alto custo de aquisição e operação porque de resto é uma máquina magnífica! O modelo K é o último de uma linhagem de aparelhos que resgataram aviadores abatidos sobre as selvas do Vietnã do Norte, roubaram radares soviéticos instalados às margens do canal de Suez e aguentaram o grosso da evacuação de Saigon.
A propósito e apesar do tamanho é um dos helis mais rápidos e ágeis existentes
“O F-35C e o equipamento pesavam cerca de 22.000 libras, após a remoção de seu sistema de missão, de propulsão e equipamentos adicionais.”
Então foi só a fuselagem… KKK!!!
Mas deu uma bela foto…
Mesmo assim, só os EUA para fazer um teste arriscado desse tipo…
Uma Fuselagem de 22 mil libras. Para um primeiro teste desse tipo, acho que está de bom tamanho…kkkk
Essa “carcaça” pesa mais de 10 toneladas, é um peso razoável.