No dia 27 de agosto, foi realizada no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia a cerimônia militar alusiva aos 104 anos da Aviação Naval, presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.
Na ocasião, foi inaugurada a “Praça dos Pioneiros”, localizada em local solene, à sombra do Pavilhão Nacional, que tremula ao topo do mastro mais alto de São Pedro da Aldeia, morada da Aviação Naval, homenageando os precursores da rica e gloriosa história do braço aéreo da Esquadra Brasileira.
A cerimônia contou, ainda, com a presença das seguintes autoridades: Almirante de Esquadra Leonardo Puntel; o Comandante de Operações Navais; o Comandante em Chefe da Esquadra; o Chefe do Gabinete do Comandante da Marinha; o Diretor de Portos e Costas; o Comandante da Força Aeronaval; o Diretor de Aeronáutica da Marinha; o Chefe do Centro Conjunto Operacional de Inteligência do Comando de Operações Aeroespaciais; os Titulares das Organizações Militares subordinadas ao Comando da Força Aeronaval; e o Presidente da SOAMAR-Lagos.
Durante a leitura da Ordem do Dia alusiva ao evento, o Comandante da Força Aeronaval externou seu agradecimento a todos que fizeram parte da história, pela contribuição para o engrandecimento da Aviação Naval: “Ressaltamos, mais uma vez, o nosso reconhecimento e gratidão aos Marinheiros-Aviadores de outrora, carinhosamente conhecidos como “Velhas Águias”, pelo valioso legado que nos deixaram. Tenham a certeza de que o sólido caminho que pavimentaram, com grande sacrifício desde a nossa criação, continua e continuará sendo ampliado e cuidado com dedicação e empenho.”
Em virtude do cumprimento das medidas de proteção para o enfrentamento da COVID-19 estabelecidas pelo Comandante da Marinha, o evento teve formato reduzido, com transmissão em tempo real pelo canal oficial da Marinha do Brasil no Youtube.
FONTE E FOTOS: MB
Sr. Guilherme, inclusive assisti o vídeo também. Analisando, me parece que aquele AF-1B, presente nesta cerimônia, seja o N-1001, recuperado daquele acidente com o N-1011. Caso positivo, já estaria operacional ?
Koprowski,
Não consegui identificar o numeral do AF-1B da cerimônia…
Abs,