O Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC – Gripen Flight Test Centre), localizado nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto (SP) visa construir os procedimentos e a capacidade de testar novos recursos durante a trajetória do Gripen na Força Aérea Brasileira (FAB). Essa é uma atividade realizada em parceria com a Embraer.
Inaugurado em 2020 com a chegada do primeiro Gripen no Brasil, o GFTC faz parte do Programa de Transferência de Tecnologia do Gripen e está integrado ao programa de ensaios da aeronave já em execução na Saab, em Linköping, Suécia, desde 2017.
O centro conta com uma estrutura para coletar em tempo real as informações de telemetria dos voos, de maneira criptografada, para que os dados sejam analisados por pilotos, técnicos e engenheiros brasileiros e suecos envolvidos na campanha de ensaios realizada pelo Brasil e pela Suécia.
Desta forma, a Saab pode garantir a padronização de todos os procedimentos de ensaios em voo, permitindo o ganho de eficiência e a agilidade na captação e compartilhamento das informações.
As atividades no Brasil incluem testes de sistemas de controle de voo e sistemas climáticos, além de avaliar a performance da aeronave no clima tropical. Está sendo testado também no país, características únicas das aeronaves brasileiras, como os armamentos escolhidos pela FAB, sistemas e sensores táticos e o sistema de comunicação Link BR2, que fornece dados criptografados e comunicação de voz entre as aeronaves.
O Gripen iniciou a fase de ensaios em voo supersônico no Brasil em março de 2021, nas áreas de teste designadas a noroeste da área do GFTC. Os voos são realizados em grandes altitudes, acima de 5 mil metros.
No GTFC também foram conduzidos com sucesso os primeiros testes Water Spray com o Gripen E, que atestam a capacidade do caça de operar em situações adversas. Durante o exercício, a aeronave passou por uma pista inundada, em diferentes velocidades. Com isso, é possível identificar os efeitos da pulverização de água nos motores e outros sistemas do Gripen. O objetivo do teste é assegurar que não haja mau funcionamento, nem ingestão de quantidades perigosas de água durante o taxiamento do avião.
FONTE: Saab