Por Bernardo Caram
Para que doação fosse efetivada, Congresso precisava aprová-la, mas, em agosto do ano passado, governo Temer pediu arquivamento do projeto.
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (8), por 271 votos a 93, a retirada de tramitação de um projeto que previa a doação de três aeronaves da Força Aérea, modelo Tucano, a Moçambique.
A doação foi acertada em 2013, ainda no governo da então presidente Dilma Rousseff, mas, para ser efetivada, precisava da aprovação do Congresso.
À época, o Poder Executivo argumentou que a doação reforçaria o bom relacionamento entre Brasil e Moçambique.
Em agosto do ano passado, porém, quando Michel Temer exercia a função de presidente em exercício, o Palácio do Planalto encaminhou um pedido ao Congresso para que tramitação do projeto fosse desconsiderada.
No pedido, o governo Temer justificou que, diante da demora na tramitação do pedido, houve uma solicitação de reavaliação da doação ainda na gestão de Dilma.
À época, o Planalto também argumentou que a doação impactaria de forma negativa na frota da Força Aérea Brasileira.
FONTE: G1
Pelo que fiquei sabendo trata-se de material com longo tempo de uso e um tanto obsoleto oque encarece a sua manutenção e operação. Por fim terá que ser descartado a qualquer hora !
O engracado eh q os T 27 da academia AFA ja estao no osso e ainda se cogita a mais de 4 anos pelo seu retrofit para uso por mais de 15 anos. dos 40 e poucos, somente uns 20 estao operacionais…….enfim, c a palavra em primeiro lugar a FAB. Sds
Era uma simples doação ou era uma doação atrelada a alguma coisa, como por exemplo vendas de produtos brasileiros a Moçambique , eram aeronaves novas ou usadas que serám substituídas de nosso arsenal ?
Se eram doações sem contra partida , não
podemos doar pois estamos em um momento ruim
embora fique feio premeter e não cumprir!