Cláudio Humberto
O descontrole nos gastos do governo Dilma fez o Brasil aplicar calote de R$ 455 milhões na Helibrás*, subsidiária da francesa Eurocopter**, na aquisição de 50 helicópteros, em 2008. Um desses helicópteros é utilizado para o transporte da presidente Dilma, em Brasília. O valor do calote equivale a 35% dos R$ 1,29 bilhão que deveriam ter sido pagos em 2014, e começa a complicar futuros acordos com outros países.
Dívida vai aumentar
A dívida entrou em “restos a pagar”, mas, com o ajuste, a França pode esperar um novo calote da parcela de 2015 no valor de R$540 milhões.
‘Coisa do Jobim’
Após desdenhar do contrato dos helicópteros (“é coisa do Jobim”), o Ministério da Defesa culpou o contingenciamento de 2014.
FONTE: Diário do Poder
NOTA do EDITOR: É preciso deixar claro que, o “calote” a que se refere o autor, atinge não somente o helicóptero da Presidência, mas todos os helicópteros do programa H-XBR comprados para as três Forças Armadas para o cumprimento de suas missões, muito mais importantes para o Brasil do que o próprio VH-36. Sem contar que ainda põe em risco o desenvolvimento das versões operacionais para a FAB (C-SAR) e MB (ASuW).
* Helibras **Airbus Helicopters
Bom, para os amigos saberem:
O VC 1 também está parado por falta de suporte logístico que parou porque não pagaram
Padilha! O tempo é senhor de todas as verdades…..
isso que da quando o governo gasta mais do que tem, so quero saber quando a lei da responsabilidade fiscal vai voltar e que suas punições sejam cumpridas a todos federal,estadual e municipal q a violaram e que os orçamentos das pastas sejem feitas a partir dessa lei e que os governantes se virem para adequa-los a lei ou senao vao PRESOS
Concordo com cada palavra o problema é o seguinte: são eles que determinam essa lei e eles não cortam na propia carne são todos “cumpanheiros’ e o Brasil que se exploda! O Brasileiro não sei se já esta acostumado ou se não esta nem ai mesmo, os ultimos protestos no país foi basicamente para tirar selfs e postar no face, o povo no fundo (verdade) tem o que merece!
um abraço.
Me ocorreu uma idéia há pouco: o contingenciamento de verbas e adiamento do programa HX-BR não pode comprometer outros programas com a Helibras, como a modernização dos HA-1 e HM-1 do Exército?
É isso aí Alexandre, e ainda tem Olimpíadas no ano que vem!
Dinheiro para estádios e copa do mundo tinha??????????Que desgoverno.
Ao meu ver n falta dindin …. isso e problema administrativo … contingenciamento .. pode tb estar ligado a essa alta do dollar/Euro .. so espero q a coisa melhore no segundo semestre … ate la .. paciência .. fazer o q
A coisa ta feia …
Será que esse calote é porque a helibras também não recebeu o Rogozin? hahahahahahaha… Só rindo dessa gente, o desespero deles é tão grande coitadinhos, que para justificar toda esse absurdo que esta acontecendo ai eles inventam teses mirabolantes e absurdas.
E tem gente que não entende porque a EMBRAER dá prioridade aos seus negócios com os mercados americano e europeu. Esperam que ela sirva aos interesses do governo e “suas parcerias estratégicas”.
Dilma detonou o Brasil…
Não há calote, mas atraso no pagamento. Quem já teve negócios com governos (municipais, estaduais e federal) sabe que isto é corriqueiro, aliás, por isto que muitos problemas dos produtos vendidos a eles, são mais caros do que os no mercado comum, pois dificilmente pagam juros e multas por seus atrasos.
2015 é ano de ajustes (por má gestão governamental nos últimos quatro anos, é verdade), ou faz agora, ou ai sim que a coisa piora e ai, ao invés de atrasos, vão existir cancelamentos.
Até mais!!!
Welington, descul;pe….mas corrigindo….soh 4 anos……….esta conversa eh historica, porem nos ultimos 12 anos degringolou a um nivel insuportavel………..danem-se os brasileiros honestos e cumpridores…mas o q mais me assusta neste momento eh ver o comportamento dos comandandes militares……….isso sim preocupa……Sds
Dívida em atraso é calote segundo o dicionário.
Se investigar o dinheiro deve ter saído ….. tanto quanto 2 + 2 são 4. Aliás, são as unicas coisas que estão em dia…..os petrolões e mensalões. E tenho certeza que os KC767 vão vir um para o GTE e os outros vão demorar mais ou serão contigenciados.
Como estão dizendo no jornal da Band e postei ha um tempo atraz……. Até quando hein?
A mídia tem que expor nossas reais situações das FAA’s. Do jeito que esta vamos sucatear é tudo, principalmente na Marinha.
Corrigindo o post anterior, eu quis dizer o 1º/2º GT.
Guilherme, concordo com sua nota: o reequipamento das FFAA como um todo é mais importante do que o VH-36 e está sendo prejudicado pelos constantes contingenciamentos de verba e calotes, não só à Helibras ou à EMBRAER como, quem sabe, a quantos fornecedores mais. No caso específico da FAB, vou mais longe: em tempo de crise como o atual, por que não se transfere o 1º/2º GAv para Brasilia e se extingue o GTE? O “Condor” continuaria a exercer suas atuais missões e poderia receber os VC-2 e uns poucos VC-99 do GTE para transporte de autoridades exclusivamente em missões oficiais.
Mandar para brasilia para transportar autoridades “exclusivamente em missões oficiais”, kkkk. Do meu ponto de vista deveriam tirar todas as aeronaves de transporte luxo/executivo de brasilia e deixar somente as operacionais!
um abraço.
Aí tbm não .As autoridades tem de ter meios aéreos para se deslocar.Isso é normal na maioria dos países.
kkkkkkkkkk…pode parecer normal parta vc…..mas pense um pouco……tem mais de 10 jatos executivos emb 135 r 145…..mas 3 jatos , sendo dois embraer 195 e um airbus 320, aqui em sp na BASP tem 1 EC 135 se nao me engano 24 hs a disposicao do presidente e sei la mais qtos….servem exclusivamente so para leva-los ao sirio libanes….detalhe…sempre tem 4 pilotos disponiveis e mais a estrutura. 2 Helis la em brasilia….p…meu pra q tanta aeronave…so pra servir incompetentes…..qto custa manter tudo isso….ah ja sei….segredo de estado, vamos manter os ignareos cada vez mais ignareos……..qdo e se for necessario, coloquem estes salafrarios em voos comerciais e os submetam aos mesmos dissabores e aborrecimentos dos cidadoes comuns pagadores de exorbitantes impostos…….destinem esta fortuna aos meios mais necessarios e importantes para a defesa de nosso espaco aereo e mais horas de voo aos pilotos da caca por exemplo…………desculpem o desabafo, mas isso ja estava escrito a mais de 8 anos…….demortou pra entornar…Brasil, pais de tolos.
Vou mais além amigo: Por que não se extingue Brasília?
A população de Brasilia não tem culpa de ter como vizinhos duas instituições mafiosas, Congresso e Senado.
É a marolinha a que se refere o ex-presidente .
Dinheiro, futuro, recursos naturais, excelente parque industrial , tudo isso o Brasil tem, o problema são os mensalões e petrolões da vida , mata tudo .
Estão ocorrendo cortes de verbas não há dúvidas, porém a matéria (que não cita fontes), contém números que “não batem” com a realidade…
Por exemplo: “calote de R$ 455 milhões na Helibrás(…) referentes R$ 1,29 bilhões que deveriam ter sido pagos em 2014”
Não sei de onde o “jornalista” tirou estes dois valores acima…
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Observar que o contrato original do HX-BR previa um valor de 1.764.020.784,00 (um bilhão, setecentos e sessenta e quatro milhões, vinte mil, setecentos e oitenta e quatro euros):
A serem amortizados em “17 (dezessete) parcelas semestrais, consecutivas e iguais”
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/863434/pg-3-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-03-09-2009
Isto dá 17 parcelas de 103,76 milhões de euros. Valor, que em reais flutua ao valor do cambio.
Duas parcelas semestrais por ano, prevista serem amortizadas em 15/Junho e 15/dezembro de cada ano.
Segundo *matéria publicada 23/01/2015 no Infodefensa:
“O contrato original do HX-BR previa, em recursos a serem empregados na fabricação de helicópteros EC725 (50 encomendados), mais de R$ 600 milhões em 2015. No entanto, o orçamento proposto e ainda não aprovado pelo Congresso Nacional reserva apenas R$ 469 milhões para o HX-BR, mais outros R$ 69 milhões para atividades de manutenção.”
*( “Helibras abre demissões voluntárias e a programa HX-BR sofre atrasos” )
Este valor de “mais de R$ 600 milhões em 2015”, referidos pela Infodefensa, batem aproximadamente com o valor contratado pelo governo projeto HX-BR. Que em pagamentos anuais soma:
2 parcelas semestrais de 103,76 milhões de euros.
Que convertidos ao cambio euro x real dos dias previstos em contrato para os pagamentos semetrais, equivalem a 665 milhões de reais em 2014, valor próximo aos referidos, pela Infodefensa, mais de 600 milhões anuais para 2015…
Então, mais uma vez: De onde o “jornalista” tirou este valor de R$ 1,29 bilhões, que “teriam que ser pagos” em 2014?
Prezado Sr. Fred
Interessante seu ponto de vista e admirável como “alguém de fora” sabe e expõe tão bem informações de valores do Projeto Hxbr.
Seria o Sr. alguém que faz parte desse projeto??
Se for, acredito que exista alguma coisa errada, pois pelo que sei desse projeto, existe um tal de GAC-Hleibras com militares da 3 forças Armadas e que está instalado nessa empresa Helibras desde o começo do projeto..e acho que não é conveniente ficar comentando esse tipo de assunto em sites ou fóruns civis.
Pela sua defesa apresentada e pelo detalhamento de seu post…com certeza, o Sr. deve fazer parte desse GAC, não é mesmo!?
Por que o Sr. não se identifica?
Fico no aguardo.
Só para constar…o valor é de bilhões sim…divido em parcelas anuais e de acordo com um cronogram de entrega da Helibras com início no ano de 2010 (assinatura do contrato) até o ano de 2017… é só consultar o diário oficial da união da época, Sr. Fred.
Meu caro Hxbr,
meu comentário foi baseado justamente no “diário oficial da união da época”.
Se você leu atentamente (não parece), certamente viu o link que remete a uma reprodução de publicação do “Diário Oficial da União” (DOU) que trata justamente do contrato do projeto H-X BR…
Foi deste link que retirei as informações, sem “mistérios” portanto…
Não faço parte do projeto H-X BR e para saber os dados que apresentei, não necessito ser!
Porque estas informações são públicas e estão disponíveis para quem quiser ver e souber procurar.
Finalmente, se você refere as parcelas semestrais (e o total anual somado) elas são estipuladas no contrato disponibilizado no link do DOU em meu comentário acima. Leia, faça as contas e perceberá o absurdo de dizer que as mesmas são de bilhões, mesmo ao cambio atual…
Contas feitas, verá aparecer o valor de 103,76 milhões euros por parcela semestral.
A “marolinha” já passou a mais de 4 anos e foi muito bem administrada, o que tá acontecendo agora já é uma outra coisa. Se for para fazer esse tipo de ligação, então o governo Dilma vai ter o direito de culpar o FHC, e outros antes desse. Contudo temos que saber se isso é verdade , como alertou o colega Fred, os números não estão batendo.
Mas cortar no nº de Ministérios pela metade nunca! O gasto anual com todos estes Ministérios ultrapassam os 400 bilhões de reais. Para quê um Ministério da Pesca ( basta olhar que fiscaliza o pescado é o SIF do Ministério da Agricultura), para que um Ministério da Aviação, Ministério da Igualdade Racial e outros? Daqui a pouco vão fazer igual na Venezuela – vão criar o Ministério da Felicidade ( porquê o povo está estressado) para completar os 40 ladrões! Basta 20 Ministérios e uma economia de mais 200 bilhões de Reais que viriam dos cargos comissionados que deixariam de existir. Não haveria necessidade de aumento de impostos e cortes de investimento. O problema é que o Governo do PT se acha uma Corte Portuguesa – cortar na galera da corte que mama as nossas custas – isto nunca!