Desde a semana passada os Caças Interceptadores F-5, do Esquadrão Pampa, estão realizando sobrevoos passando pelo espaço aéreo de São Joaquim em missão rotineira da Força Área Brasileira. Os rasantes feitos pelos caças chamaram a atenção dos populares devido a sonoridade energética dos voos supersônicos.
Eles decolaram de Canoas no estado do Rio Grande do Sul com destino não revelado. A BACO – Base Aérea de Canoas revelou que os voos não se tratam de um treinamento, mas sim de uma missão rotineira para garantir a soberania do espaço aéreo nacional. A aeronáutica também respondeu que não pode passar maiores detalhes sobre o destino e nem da missão dada aos caças, só forneceu garantias de que a missão deverá continuar sobre o espaço aéreo.
Tão logo os joaquinense deverão ver mais caças sobrevoando a cidade.
Os caças interceptadores F-M5
Pelo que se sabe, a FAB – Força Aérea Brasileira possuí na BACO – Base Aérea de Canoas dois modelos do caça Northrop F-5 Tiger II, o F-5FM e o F-5EM que é um caça tático de defesa aérea e ataque ao solo, são fabricados nos Estados Unidos mas alguns deles foram adquiridos da Real Força Aérea da Jordânia e tiveram sua aviônica (HUD, radar e painel de controle) modernizada pela EMBRAER.
Como o próprio nome já diz Caça Interceptador, ele é geralmente utilizado para interceptar alguma aeronave suspeita que tenha invadido o espaço aéreo ou também para ataque ao solo.
FONTE: São Joaquim online
Eleazar, o F-5 desenvolve Mach 1,64 em altitude e Mach 0,93 ao nível do mar. Portanto, sua velociade máxima é de 1,64 mach x 1225,04 km/h = 2009 km/ h (arredondando, 2000 km/h).
A reportagem fala que os mísseis são levados na parte inferior das asas. O que está correto.
Das células jordanianas, 8 mono e 3 biplaces, somente as 3 biplaces foram enviadas para modernização na Embraer, após passarem por revisão geral no PAMA-SP. Segundo informação do ano passado do Cecomsaer, essas 3 células tinham previsão de serem todas entregues até o final do ano passado. Porém, até o momento, nenhuma delas foi vista após modernização (o que não quer dizer que não tenham sido modernizadas ou que não estejam passando pelo processo na Embraer).
Sempre foi uma duvida minha essa velocidade final algumas fontes falam em 2112km/h outras 1700km/h é confuso.
Vários erros neste reportagem: nenhuma célula adquirida da Jordânia foi modernizada , a velocidade máxima de um F-5 fica em torno de 1.700 km/h, nunca 2.112 (não alcança mach 2) e o pior: mísseis na parte traseira das asas??? como assim? veja para onde aponta as setas, para trás, ridículo!…é que a matéria é do São Joaquim on line, não é uma matéria do site, por favor!
Exato Eleazar, por isso a fonte é citada.
Muito bons para a sucata.
Por muitos up grades que façam e uma aeronave que esta ultrapassadissima.
Loose, essa pra mim eh nova….de onde vc tirou essa info…..posso estar errado, mas ja vi F5 da FAB portando par de misseis no pilone interno. Havia sim uma dificuldade em habilitar novos misseis para disparo no trilho externo, mas isso ja foi superado qdo da modernizacao. Anteriormente so os sidewinder e nao me recordo qual outro tipo. Sds
Belas imagens e ótima matéria!
Presentão para a cidade de São Joaquim…certamente os moradores gostaram muito da notícia.
Os pilones internos das asas do Tiger não estão homologados para uso com esse tipo de armamento.
Pq geralmente os f5 br portam apenas 4 misseis e um tanque externo sendo que é capar de portar mais dois misseis sobre as asas sendo 6 misseis e um tanque externo?