Quatro aviões militares russos voando no espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico foram interceptados por caças Gripen suecos na terça-feira, informou fonte militar do país escandinavo. A Suécia, que não é membro da OTAN, disse que acompanhou um grupo constituído por dois bombardeiros Tu-95 e dois aviões de combate, que voavam com os seus transponders desligados.
“O nível de ameaça para a Suécia não aumentou, mas as forças armadas acompanham, como sempre, o aumento da atividade em nossa vizinhança”, disse o militar em um comunicado.
As relações entre o Ocidente e a Rússia têm sido preocupantes, desde que o ex-país soviético anexou a Crimeia em março e envolveu-se agora em uma longa guerra no leste da Ucrânia. Durante o ano passado, a Rússia realizou centenas de voos no espaço aéreo internacional da Europa, forçando caças europeus e da OTAN reagirem.
Na semana passada, caças da OTAN de origem espanhola e italiana, interceptaram jatos russos que voam no espaço aéreo internacional perto da Letônia, onde também foi informado a presença de submarinos russos e navios na sua zona econômica exclusiva, a apenas 39 quilômetros de sua costa.
O maior problema para a maioria dos países não são as aeronaves russos em si, mas sim o fato de que muitas vezes eles voam sem os transponders ligados, o que significa que aviões comerciais e torres de controle de tráfego aéreo vão ter mais dificuldade para localizá-los, o que aumenta o potencial de uma colisão no ar.
A Suécia e a Dinamarca convocaram os embaixadores russos em dezembro, para reclamar sobre um incidente quando um jato russo viajou em uma trajetória de um voo comercial entre Copenhagen e a Suécia. Já a Rússia, nega que tenha sido um perigo para voos comerciais.
As interceptações vêm no mesmo dia em que aviões norte-americanos, suecos e finlandeses iniciam operações na região do Báltico.
FONTE: IBT
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
os suecos estão viajando na maionese
Pois eh……viajar na maionese…kkkkkkkk…..melhor prevenir do q remediar…..vc q aqui esta longe destas rusgas de cachorro gde nao faz nem ideia dos riscos envolvidos……….os tempos de reacao sao muitisssimos pequenos e por isso eh bom nao dar moleza pro visitante inesperado q nao goza de boa reputacao………..busque mais informacoes sobre este teatro de operacoes do Baltico nos ultimos 60 anos….vc ficara surpreso c a qde destres incidentes…….Sds
Primeiro que voar no espaço aéreo internacional ainda não é crime.
Segundo a Rússia tem litoral no Báltico ou seja sempre vai fazer reconhecimento na região.
EMS……voar em espaco aereo internacional reconhecido nao eh crime, porem observe q estar c o transponder desligado nao eh so um crime…eh induzir ao desastre colocando em risco outras aeronaves, principalmente as civis q voam em corredores virtuais pre estabelecidos….vc gostaria de saber q estando a 33 mil pes tranquilo na sua poltrona e de repente tomasse um susto c um subito desvio ou algo pior………simples assim…….tente voar na Rusia c transponder desligado ou sem um plano de voo………..rsrsrsr
Aviões de combate não tem radar que detecta as aeronaves civis impedindo acidentes, acho que nenhum avião de combate anda com transponder ligado, nem da Russia nem da Otan, pois acho que o intuito desses voos são para saber o tempo de resposta dos provaveis inimigos.
EXATO. É perfeitamente legal, mas as interceptações também são legais, são mero acompanhamento para dizer “Não virem e entrem no nosso espaço aéreo sem autorização”. Isso acontece centenas de vezes na europa e vão continuar acontecendo, mormente por que os Russos fazem isso de propósito, tem direito e gostam de exercer o direito, mesmo que muitas vezes seja provocação, eles estão se lixando para isso.
Os aviões militares da OTAN/EUA quando fazem patrulhas nas fronteiras russas (e fazem muitas…), também voam com seus transponders desligados.