RAMSTEIN, Alemanha – Caças F-16 e F-35 da Real Força Aérea Norueguesa interceptaram um grande grupo de bombardeiros e caças russos na costa norte da Noruega, em 27 de outubro.
O grupo russo consistia em dois bombardeiros estratégicos BlackJack, caças MiG-31 Foxhounds e SU-24 Fencers e uma aeronave de reconhecimento A-50 Mainstay. A aeronave russa não registrou planos de vôo nem fez contato com o controle de tráfego aéreo civil ou enviou sinais de transponder, representando um risco potencial para outros usuários no ar.
O Norwegian Quick Reaction Alert (QRA) em Bodø com F-16 e Evenes com F-35 reagiu à atividade russa. Um P-3 Orion norueguês já estava na área durante as missões de rotina e ajudou a identificar o A-50 Mainstay. As tripulações aliadas realizaram uma identificação visual da aeronave russa de acordo com o direito internacional e de maneira segura.
“Os F-35s estacionados em Evenes estão se preparando para assumir o controle da missão QRA do norte no próximo ano, interceptações reais como essas na área de Finnmark são apenas o treinamento de que as tripulações precisam”, disse o tenente-coronel Stine B. Gaasland, chefe de comunicação da Força Aérea Real Norueguesa. “A introdução dos F-35 no sistema de policiamento aéreo da OTAN é uma mudança radical nas capacidades da Aliança.”
Os dois F-35 estacionados em Evenes são atualmente parte de um exercício, projetado para preparar os caças de 5ª geração para assumir a responsabilidade QRA do F-16. A transferência da responsabilidade do QRA está planejada para janeiro de 2022. Esta foi a primeira interceptação real dos F-35 noruegueses perto de seu próprio espaço aéreo.
FONTE: Comando Aéreo Aliado com informações fornecidas pela Força Aérea Real Norueguesa.
Tu-160 velocidade max Mach 2.05
MiG-31 velocidade max. Mach 2.85
F-35 velocidade max. Mach 1.5 (por quanto tempo?)
Os noruegueses querem enganar quem além deles mesmos???
Contra o Beriev A-50 e os Su-24 o F-35 tem perna para interceptar…
Já os Tu-160 e Mig-31 aceleram e dão poeira no F-35…
Como de costume como ex militar você é um excelente militante ideológico – ParTidário meu caro Giba senão vejamos:
– O que determina a capacidade de interceptação é a relação empuxo/ peso e não a velocidade máxima. Dito isso vamos aos números:
Tu-160: 0.37
Mig-31: 0.85
F-35: 1.06
Ou seja, por mais que as velocidades máximas dos vetores russos sejam maiores o F-35 por ter melhor T/W acelera melhor portanto consegue interceptá-los. E cumpre lembrar que o Mig-31 se mantiver velocidade máxima por mais de alguns segundos destrói os motores
As aulinhas de física no colégio mandam lembranças viu!? Rs!
– A variante usada pela força aérea norueguesa, o F-35A, não tem a limitação de velocidade supersônica em relação ao revestimento furtivo….
F-35A
Peso vazio: 13.290 kg
Capacidade interna de combustível:
100% = 8278 kg
50% = 4139 kg
Capacidade(ar-ar) interna de armamentos: 4 x AIM-120 AMRAAM (608 kg)
Carga máxima de armamentos: 8164 kg
Empuxo: Pratt & Whitney F-135 com 19100 kgf de empuxo máximo
Tu-160
Peso vazio: 110.000 kg
Carga máxima interna de combustível: 130.000 kg
Carga máxima de armamentos: 40.000 kg
Propulsão: 4 turbofans Kuznetosov NK-32, com empuxo em regime de pós-combustão de 25.000kg
A conclusão que chegamos a ver esses números é que, o Tu-160 teria uma relação empuxo/peso de ~0,36 quando decolando com carga máxima de combustível/armamentos, enquanto que o F-35A teria uma relação empuxo/peso de 1,06 apenas com metade de sua carga de combustível interna e menos de 8% de sua carga máxima de armamentos. Ou seja você está comparando os valores de empuxo/peso de aeronaves diferentes em circunstâncias diferentes, o que não me surpreende, afinal de contas você é HMS Tireless e parcialidade é algo recorrente em seus comentários.
Destruir os motores, por superaquecimento, era algo que ocorria com o Mig-25, quanto este voava acima de mach 3, já o Mig-31 pode operar em sua velocidade total de mach 2,83 sem superaquecer seus motores.
No que se refere a baixa velocidade máxima do F-35, é bastante comum os defensores do mesmo afirmarem que velocidade nem é tão importante em combate aéreo, mas aí eu me lembro das aulas de física onde era dito que, quanto mais rápido a velocidade de uma plataforma, maior a energia do objeto “largado”, ou seja, quanto mais rápido a aeronave, mais energia cinética, velocidade e alcance o armamento terá. Portanto faço de minhas as suas palavras:
As aulinhas de física no colégio mandam lembranças viu!? Rs!
Como comentarista em sites de defesa você, tal como o nosso querido Giba, é um excelente militante político ideológico….rs!
Pois bem!
A comparação que fiz foi exatamente da missão que deu azo à matéria ou seja, a interceptação de aeronaves suspeitas. Dito isso um F-35A em missão de interceptação não vai levar sua capacidade máxima de armas e sim os 04 AIM-120 AMRAAM que você descreveu portanto os valores presentes são exatamente esses ou seja, tendo melhor T/W ratio o F-35A acelera melhor e portanto intercepta tranquilamente quer o Tu-160, quer o Mig-31.
O problema insuperável, no seu caso, é que a física desmonta a farsa publicada na Sput(pe)nik e o baralho do super trunfo não é mesmo!?😉
A propósito a aulinha de física no colégio por você citada diz respeito ao cálculo de energia cinética e energia potencial dos objetos em queda sendo que nesse caso leva-se em consideração inclusive a força da gravidade. Mas não é o caso poisas aeronaves não estão em queda. Aqui é preciso levar em consideração empuxo, peso, arrasto e sustentação (as forças que mantém uma aeronave em vôo) e resta claro que com melhor T/W, menos arrasto e melhor sustentação o F-35A leva a melhor….
Prestar atenção nas aulinhas de física faria bem viu!?😉
Por fim, cabe mais uma vez lembrar o que inclusive já disse na coluna de comentários das FDC: os combate aéreos acontecem a velocidades que variam de Mach 0.6 a 0.8 sendo que a maior velocidade até hoje registrada foi Mach 1.2, quando um F-4E derrubou um Mig-21, a tiros de canhão, quando fazia a cobertura de uma missão C-SAR no Vietnã.
Melhor você voltar para as FDC…rs!
” é um excelente militante político ideológico”
Afirmação que se adequa perfeitamente a você, que e o único até agora que falou em políticas e ideologias, coisas que não tem nada haver com o assunto aqui tratado.
“A comparação que fiz foi exatamente da missão que deu azo à matéria ou seja, a interceptação de aeronaves suspeitas.”
Você menciona a relação empexo/peso do Tu-160 com carga máxima de combustível/armamento, sendo que na ocasião não há razão para o Tu-160 estar carregando 40 toneladas de bombas.
Você menciona números diferentes, obtidos em circunstâncias diferentes, apenas para inflar a relação empuxo/peso do F-35 frente as demais aeronaves.
“tendo melhor T/W ratio o F-35A acelera melhor e portanto intercepta tranquilamente quer o Tu-160, quer o Mig-31.”
Errado. Ele pode acelerar mais rápido mas continua tendo uma velocidade máxima inferior. O F-35 pode atingir mach 1.6 antes do Mig-31 ou o Tu-160, quando isso acontecer ele não poderá aumentar mais a sua velocidade, enquanto que o Mig-31 continuará acelerando até atingir mach 2.83.
“cálculo de energia cinética e energia potencial dos objetos em queda sendo que nesse caso leva-se em consideração inclusive a força da gravidade.”
Sim verdade, mas ponto que eu apresentei é que a velocidade também impacta na energia cinética do armamento, coisa que você se recusa a admitir.
“Mas não é o caso poisas aeronaves não estão em queda”
Eu não disse que elas estariam em queda, eu afirmei que a plataforma/aeronave estariam se movendo em alta velociadade.
“combate aéreos acontecem a velocidades que variam de Mach 0.6 a 0.8 sendo que a maior velocidade até hoje registrada foi Mach 1.2,”
Essa é uma mentira criada pelos defensores do F-35, que não querem admitir que seu avião favorito não é perfeito e que tem uma baixa velocidade máxima, portanto vocês começam a menosprezar a importância da velocidade, todavia a relidade e a física discordam de vocês. Em um combate BVR um dos fatores mais importantes a ter em mente é maximizar a energia cinética do míssil de lançamento. Isso inclui o lançamento do míssil de uma altitude idealmente elevada que maximiza a velocidade do míssil, adicionando sua própria energia cinética (velocidade da aeronave de lançamento) e “arremessando” o míssil como uma pedra atirada ao ar para ganhar distância adicional.
Portanto, se você tiver tempo para se preparar, o que é idealmente o caso quando você é o atacante ou espera que seu inimigo ataque, subir a uma altitude de cerca de ~ 10 km e começar o lançamento preferencialmente com um número Mach alto, é essencial no combate BVR.
“Prestar atenção nas aulinhas de física faria bem viu!?”
Por que aconselha outras pessoas a fazer algo que você mesmo não fazer?
O Mig-31 aumenta barbaramente o seu consumo quando acima de mach 2.5… Se o piloto vacilar nesta situação, não volta pra casa… Já o F-35, por outro lado, está operando perto de sua base e pode seguir com menos restrições.
A energia cinética tem efeito sobre qualquer petardo, mas é importante mesmo para armas ar-solo não propulsadas, como bombas planadoras. Nesse quesito, o F-35, sendo capaz de manter velocidades supersônicas de forma sustentada, já é bom o bastante…
Velocidade é importante, mas mais importante que velocidade é a gama de sensores que acompanha a aeronave e permite maior consciência situacional. Mais que maneabilidade ou qualquer outro requisito físico, é a consciência do piloto sobre a situação corrente o fator determinante.
“O Mig-31 aumenta barbaramente o seu consumo quando acima de mach 2.5…”
Todo avião em pós-combustão aumenta seu consumo de combustível, e nem o F-35 é exceção a essa regra.
“F-35, sendo capaz de manter velocidades supersônicas de forma sustentada, já é bom o bastante…”
Não tanto quanto um F-15 a 3000 km/h, porque você acha que o recorde de alcance do AIM-120 é justamente com o F-15?!
“Velocidade é importante, mas mais importante que velocidade é a gama de sensores que acompanha a aeronave e permite maior consciência situacional.”
Sensores e consciência situacional não é o foco dessa discussão, mas lhe dou crédito por entender que velocidade ainda é um fator importante em combate.
Só não esqueça que, como o próprio nome diz, é uma interceptação, ou seja, o interceptador irá encontrar com a trajetória do interceptado em um determinado ponto. Não é uma perseguição ou corrida. Quanto mais cedo ocorre a detecção do alvo e o acionamento do alerta, menos caminho o interceptador rprecisará percorrer.
Exatamente, tanto que os caças suecos já interceptaram os SR71 o qual dispensa comentários.
Pergunto: o caça da primeira foto é a lenha ou óleo pesado igual do antigo A12? Rsrsrs
Caro Johan: cada pergunta que voce faz! Trata-se de um avião smoketealth. O inimigo perde a visão dentro da cortina de fumaça…rsrsrsrsr