No dia 18 de outubro, em Anápolis (GO), o Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha do Brasil (MB), o Primeiro Grupo de Caça e o Primeiro Grupo de Defesa Aérea, ambos da Força Aérea Brasileira (FAB), realizaram uma operação de Reabastecimento em Voo (REVO) entre aeronaves de caça.
No treinamento, o objetivo era que as aeronaves AF-1 da MB provessem um apoio aéreo aplicável à tarefa de sustentação ao combate, transferindo combustível para as aeronaves de uma esquadrilha de caças F-5M da FAB e, por conseguinte, ampliando a autonomia/alcance das aeronaves recebedoras.
O fato, inédito no Brasil, se deu graças à capacidade de a MB atuar com aeronaves de caça como reabastecedoras, através do POD de reabastecimento Buddy Store (sistema que permite a passagem de combustível de uma aeronave para outra). Conectado à estação central das aeronaves AF-1, o Buddy Store foi projetado para permitir a realização do REVO de maneira rápida e eficaz em operações navais nucleadas em porta-aviões, assim como cumprir as funções de reabastecedor em aeródromos pequenos. Também pode ser empregado no caso de pane de reabastecedor ou em uma possível falta desse tipo de aeronave.
O exercício contribuiu para o desenvolvimento e para a otimização do emprego conjunto dos recursos materiais das Forças Armadas, bem como para aumentar o nível de padronização de doutrina e dos procedimentos. A operação demonstra o esforço da MB e da FAB para intercambiarem serviços, sem o comprometerem suas funcionalidades e consubstanciando o conceito de interoperabilidade.
FONTE: CCSM
NOTA DO EDITOR: Bravo Zulu a MB e a FAB pelo feito.
O POD colocado no pilone central do Sky Hawk deixa a mangueira bem no alinhamento dos gases de exaustão da turbina em altíssimas temperaturas… tem que estabilizar bem e realizar o REVO em velocidade baixa para o engate ficar alguns metros abaixo do escape do avião abastecedor.
Parabéns, bacana.
Interessante isso, imagine: um PA no meio do oceano que decola seus caças reabastecerdes para os caças que saíram do continente e vão para missão distante além do outro lado do PA. Qual seria o raio de ação disso?
Pois então, primeira missão do tipo. Show!!!!
Operação muito interessante Padilha, houve no passado algo semelhante por aqui?
Boa cobertura.
Forte abraço ao DAN.
Não. Esta foi a primeira vez que a MB abasteceu um caça da FAB usando o Buddy Buddy.