Por Thiago Gomes
O tráfego aéreo clandestino nas regiões brasileiras de fronteira, especialmente com a Bolívia e o Paraguai, principal meio de transporte para grandes carregamentos de cocaína, sofreu uma redução de 80%, o que implica também em uma diminuição dessa modalidade de tráfico. A informação é da Força Aérea Brasileira (FAB), que realiza ações de patrulhamento do espaço aéreo, entre elas etapas da Ostium, operação iniciada em março.
De acordo com informações da FAB, até o momento, foram efetuadas cerca de 150 interceptações de aeronaves em voos suspeitos. Aviões de caça, helicópteros e outros são empregados com o objetivo de coibir voos irregulares que possam estar ligados a crimes como o narcotráfico, sobre fronteiras, além de ajudar no monitoramento de deslocamentos terrestres por estradas vicinais.
Uma das interceptações executadas pelos caças da FAB, em junho, permitiu a apreensão de um avião que transportava 653 quilos de cocaína. Uma aeronave Super Tucano A-29, que decolou da Ala 5 (antiga Base Aérea de Campo Grande), fez a interceptação do voo em Mato Grosso.
O aparelho transportava entorpecente a partir da Bolívia, e no Brasil foi carregado em fazenda no município de Campo Novo de Parecis (MT). O destino era Santo Antônio Leverger, mas o caça que partiu da Capital fez a interceptação. O piloto militar chegou a fazer disparo de advertência. O pouso só aconteceu em uma fazenda no município de Jussara (GO).
FONTE: Correio do Estado
Caro Iwan
Quanto o meu argumento “pífio ” sobre o programa OA-X, apenas mencionei a importância do A-29, é lógico que o Super tucano irá operar onde não há ameaça, assim como o próprio A-10, e nenhum momento falei o contrário e muito menos que o Super Tucano irá substituir qualquer caça americano!
Porém mais PÍFIO ainda é o seu comentário de que caso o Chile ou a Venezuela utilize seus aviões seria usar o Super Tucano para defesa do espaço aéreo brasileiro, disse que o A-29 é utilizado para interceptar aviões de baixo desempenho ( Precisa aprender a ler antes de criticar, F-16, mig, SU-30 são de baixo desempenho??) e mais PÍFIO DE TUDO Sr Iwan, É TU FALAR QUE A VENEZUELA POSSUI MIG 29! até onde sei são SU-30 e os Migs são Peruanos, de toda forma acho que não há amadores na FAB, mesmo velhos, os F-5 estão ali para defesa aérea contra outros caças, inclusive os F-5 da fab já conseguiram abater F-16 chilenos em 2014 na SALITRE e logo teremos o Gripen para efetuar o papel de defesa aérea do Brasil no lugar do F-5.
Para aqueles que sabem tudo, e nao estão ouvindo aqueles que estão possuindo sabedoria. Super Tucano, nem aqui nem na China e caca. Esta simplesmente utilizado para este servico por falto de outros instrumentos físicos na FAB. Os americanos nao usam nem A-10 nem Super Tucano para este tipo de servico. Então argumento e pífio Sr. Jonathas. Precisa saber para que esta sendo utilizado e depois escrever. Valor de voo/hora e so significa economia e nao confirma tese que avião e caca.
Nao nego valor do produto. Um dos melhores da sua classe no mundo. Propria Embraer denomina este avião como “trainer aircraft” e “light atack aircraft” então ninguém deveria imaginar que ele e caca. Acho que Embraer sabe o que produz e vende. Espero que ninguém vai discutir com Embraer /http://www.embraerds.com/super_tucano.html/.
E mais uma, quem acha que nacionalismo e argumento e um tremendo …
Dentro do programa OA-X USAF procuram aviao que em ambientes sem defesa anti-aérea e presença de cacas inimigos possa ser utilizado para apoio de forca terrestre no lugar de A-10 e não trata de qualquer forma de substituição de qualquer caca USAF. Também um argumento pífio Sr. Pablo.
Mais uma vez reafirmo que pessoalmente acho A 29 um excelente avião de treinamento e apoio talvez um dos melhores em sua classe no mundo, que na FAB esta sendo usado da forma incoerente para que foi produzido, por falta de outra opção.
Para aqueles que ainda duvidam, no caso de conflito com Chile /F-16/ ou Venezuela /velhos F 16 A/B block 15, creio que nao estão em servico ou Mig 29/ o que pode fazer A 29 em defesa dos céu Brasileiro?
Weuller
Acho que deveria pesquisar mais sobre o assunto para que não passe mais vergonha como agora. O Super Tucano também foi desenvolvido para este tipo de missão, ou seja, interceptar monomotores ou bimotores de baixo desempenho que traficantes utilizam pelo mundo todo para transportar drogas, esses aviões utilizados por traficantes voam a baixa velocidade, velocidade tão baixa que um caça não pode voar.
O A-29 além desse tipo de missão, também foi desenvolvido para dar apoio a tropas e é um avião bombardeiro, acho que o único atrasado aqui é tu com tua falta de conhecimento, lamento te informar mas nesse momento além de 18 forças aéreas pelo mundo que utilizam o A-29 o EUA também está testando o Super Tucano junto com o AT-6 no programa OAX para aquisição de 200 aeronaves.
Só criticam o Super Tucano, aqueles que não entendem do assunto ou pessoas totalmente desinformadas. Esse caça é moderno ágil e econômico em sua hora de voou
E uma pena opiniões sem embasamento tecnico. O Tucano e um dos maiores cases de sucesso e o equipamento adequado para o palco amazônico. Por favor, procure se informar antes de comentar.
Se o super tucano fosse tão ruim com alguns leitores dizem, os americano não substituem o A-10 , que é um turbo jato que tem uma hora de vôo de U$ 15000,00, contra uma aeronave que tem um custo operacional de menos de U$ 750,00 a hora, agora o brasileiro tem que ler mais antes de escrever besteiras.
SINCERIDADE,
O BRASIL ESTÁ TÃO ATRASADO QUE, UTILIZAR UM CAÇA BIPOSTO TURBO-HÉLICE PARA ATUAR EM MISSÕES DE INTERCEPTAÇÃO É UMA VRRDADEIRA PIADA. PRA MIM O TUCANO SÓ SERVE PARA TREINAMENTO.
Weuller, esse comentário será aprovado por ser sua primeira vez no DAN. Por favor não use caixa alta (maiúsculas) quando fizer seus comentários. Os próximos não serão aprovados. OK?
Faço minhas as palavras do Adriano Correia…
O Tucano é um projeto de muito sucesso! É incrível as notícias de seus sucessos como um projeto perfeito.
Isto é aviação e aviadores de sucesso e paixão pelo que fazem.
Este é o motivo deste desgoverno também ter anunciado o contigenciamento de 40% da verba para a Defesa!
Já está dando prejuízo a grande quadrilha nacional!
Acredito que após o Senado ter aprovado neste mês em caráter definitivo um projeto de lei que transfere para a Justiça Militar o julgamento de crimes dolosos contra civis, ao meu entender, dará mais segurança aos pilotos da FAB, no caso de ocorrer algum abate de aeronave suspeita. Esperar para ver…