Por Thomas New Dick
Um caça stealth chinês J-20A equipado com os motores definitivos WS-15 produzidos pela China, pela imagem pode não despertar muita atenção, mas levanta uma série de questões, como estar claro que a deficiência significativa do motos do J-20 está bem encaminhada para ser agora.
A foto em questão começou a circular amplamente nas redes sociais no fim de semana. Ela mostra um protótipo J-20A, número de série 2052, na pista em um local não revelado. Pode muito bem ser o principal campo de testes do fabricante Chengdu, que é co-localizado com sua planta de produção em sua cidade homônima. O caça é visto do aspecto traseiro, fornecendo uma visão detalhada dos bicos para os turbofans gêmeos WS-15. A aeronave está usando o primer amarelo característico que é aplicado antes da pintura final ser adicionada.
A versão J-20A é uma versão monoposto refinada do J-20 básico, com mudanças que incluem uma linha de fuselagem revisada, incluindo um nariz perfilado, uma fuselagem mais profunda e um cockpit ligeiramente elevado, bem como provisão para motores WS-15. O espaço adicional na fuselagem provavelmente acomodará aviônicos e/ou combustível adicionais. Os novos motores, enquanto isso, exigem entradas de motor modificadas com uma saliência ligeiramente menor (design de entrada DSI) no bordo de ataque, para otimizar o fluxo de ar.
Um tanto surpreendentemente, a foto realmente apareceu em meados de julho, quando foi publicada nas redes sociais por uma conta com o identificador @ItsumiErika1500 . Considerando a velocidade com que novos desenvolvimentos na aviação militar chinesa são captados, é intrigante que isso tenha demorado tanto para se tornar mais amplamente distribuído.
O TWZ também falou com Andreas Rupprecht, um antigo observador militar chinês e colaborador deste site, que observou que a foto pode muito bem ser de bem antes de meados de julho.
De acordo com Rupprecht, agora se assume que pelo menos alguns protótipos J-20A foram transferidos para o China Flight Test Establishment em Xi’an-Yanliang e outros potencialmente para a Flight Test and Training Base em Cangzhou. Embora ainda não tenham sido vistos em imagens, é altamente provável que essas aeronaves já estejam pintadas de cinza.
Tendo em mente que o número de série 2052 foi visto já em dezembro de 2022 nas cores amarelo primer, parece improvável que ele ainda não tenha recebido seu esquema de pintura definitivo até o verão de 2024.
Muitas vezes, fotos de aviação chinesas de alta qualidade são divulgadas vários meses ou até um ano depois de terem sido tiradas.
Independentemente de quando a foto foi tirada, ela certamente oferece a melhor, embora não a primeira, visão dos turbofans WS-15 do J-20A, um motor que deve reduzir significativamente a diferença entre os caças chineses e seus equivalentes ocidentais mais recentes.
Já em março de 2022, relatos diziam que um J-20 com motor WS-15 havia voado, embora apenas um desses motores tenha sido instalado, o que é comum nos primeiros testes.
Em dezembro de 2022, imagens apareceram online mostrando o número de série 2051, um exemplo da variante J-20A que deveria receber os motores WS-15, caso ainda não tivesse recebido.
Conforme relatamos na época, um J-20A, número de série 2052, estaria voando com motores WS-15 instalados em junho de 2023, quando fotos e vídeos supostamente do voo de teste começaram a circular cada vez mais nas redes sociais.
Em seu relatório China Military Power de 2023 , o Pentágono disse que esperava que as atualizações do J-20 incluíssem uma capacidade de supercruzeiro por meio de motores WS-15, bem como maior transporte interno de mísseis.
Enquanto isso, os protótipos originais do J-20 e os exemplos de produção inicial eram equipados com turbofans AL-31 de fabricação russa.
Quanto ao WS-15, entende-se que isso decorre do desenvolvimento iniciado na década de 1990, mas poucos fatos concretos são conhecidos sobre ele. Até agora, nenhuma foto ou vídeo mostrando o motor, ou mesmo uma maquete em escala real, apareceu em público. No entanto, foi relatado no passado que protótipos do motor eram capazes de produzir pelo menos 36.000 libras de empuxo com pós-combustor, com o objetivo final de atingir uma classificação de empuxo de 40.000 libras.
O J-20, especificamente o J-20A, pode representar o que há de mais moderno na Força Aérea do Exército de Libertação Popular (PLAAF), mas autoridades americanas têm minimizado o nível de ameaça que ele representa.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: War Zone