Por Guilherme Wiltgen
Em novembro de 2024, a Embraer recebeu uma delegação da Força Aérea da África do Sul (SAAF – South Africa Air Force), liderada pelo Brigadeiro Carl Moatshe.
O objetivo da visita foi de conhecer a expertise da empresa aeronáutica brasileira em projetar, fabricar e dar suporte às suas aeronaves. A visita também incluiu um tour pelas linhas de montagem de aeronaves comerciais e de defesa, como a do C-390 Millennium e do A-29 Super Tucano.
A Embraer exibiu a aeronave C-390 na exposição Africa Aerospace and Defence (AAD), realizada na Base Aérea de Waterkloof em setembro de 2024, apresentando a aeronave e suas capacidades ao presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, e à ministra da Defesa, Angie Motshekga.
A Embraer já havia apresentado o C-390 à SAAF e novembro de 2023, na Base Aérea de Waterkloof e contou com a presença do Ministério da Defesa da África do Sul, do Chefe do Departamento de Defesa e do Comandante da SAAF.
O C-390 atende às necessidades da Força da África do Sul, bem como de outros departamentos governamentais, como por exemplo no combate a incêndios florestais, com a sua capacidade de ser reconfigurado em 3h, sendo equipado com a versão mais moderna do Modular Airbone Fire Fighting System (MAFFS II).
Na área estratégica, Brasil e África do Sul são operadores do caça sueco Gripen, tornando o C-390 Millennium uma escolha ainda mais relevante para a SAAF, oferecendo não apenas uma aeronave de transporte tático multimissão, mas também uma aeronave com capacidade de realizar o reabastecimento em voo (REVO/AAR), ampliando consideravelmente o alcance e a capacidade de permanecer “on station” de seus caças, além de aumentar a interoperabilidade com a Força Aérea Brasileira.
A Embraer Defesa & Segurança está pronta para atender às necessidades da África do Sul, oferecendo uma moderna aeronave multimissão que voa mais rápido, chega mais longe e transporta mais carga.