A Bulgária recebeu três propostas para o fornecimento de oito aviões de combate.
Bulgária recebeu ofertas de Itália, Suécia e Portugal para o fornecimento de oito caças novos ou de segunda mão, para substituir os seus envelhecidos caças MiG-29, informou o Ministério da Defesa nessa segunda-feira (13).
A programação é de gastar cerca de US$ 820 milhões para comprar novos caças, visando melhorar o cumprimento das normas da NATO, e assim, reduzir a dependência de aviões de fabricação russa.
Um grupo de trabalho especial irá escolher entre novos caças novos Gripen, da sueca SAAB, ou aeronaves usadas de Portugal (F-16) e Itália (Typhoon). “As ofertas de Portugal, Suécia e Itália foram abertas no Ministério da Defesa”, informou um comunicado.
O Parlamento da Bulgária aprovou em junho passado, um plano para obter oito caças novos ou de segunda mão, entre 2018-2020. Alguns fundos para o negócio foram reservados no orçamento de 2017.
Depois que o grupo de trabalho examinar as ofertas, que deve ocorrer até o final do mês, as conversações vão ser iniciadas com o vencedor para preparar um contrato. “Não é provável que o acordo seja aprovado antes que o novo governo seja formado, após as eleições gerais que vão ocorrer em 26 de março”, disse uma fonte.
Falaria mais logistico do que politico.
É o custo do alinhamento político então…
Os Jas-39 fazem mais sentido. F-16 quando ficam velhos tem a hora de voo acima de U$ 25.000. Typhoons são caros até para seus operadores “ricos”. Sobra O Jas-39C/D.
Melhor uma dezena/dúzia de caças leves com alta disponibilidade e baixo custo que um número semelhante ou até maior de “rainhas de hangar”
Quando Bułgaria ingresou no NATO se obrigou unificar equipamentos ate 2016. Pela falta do dinheiro nao fez isso. Atialmente possui somente Tres Motors para os Mig-29 que foram reformados na Polonia ainda em 2015.
Voce pergunta se tem algo de Comprar os Mig-29 na Rússia. Sim. Principal problema e que Bulgaria faz parte do Otan. No caso de um conflito militar onde Rússia ficaria como inimiga deste pacto como Bułgaria conseguiria manter seuequipamento em funcionamento, sem possibilidade de optar pecas para fazer manutencao.
Atual governo da Bułgaria e muito favoravel a Rússia mas por estes motivos nao vai tomar uma decicao que posso futuramente tornad Bułgaria dependent dos Russos. Alem disso provavelmente os Bulgaros vao escolher aviao Sueco com opcao de lissing porque estao se basiando nas boas experiencias dos tchecos e hungaros. Menos provavel e opcao F-16 A/B bloc 15 MLU foi escolido pelo Romenia. Porque sao avioes usando com grande quantidade de horas voadas.
Com um valor disponível tão baixo (800mi), acredito que a melhor solução fosse encomendar mais migs, do modelo SMT, novos de fábrica. É aquela questão de aproveitar a doutrina, equipamentos, bancadas, armamento, e todo o mais possível, reduzindo custos. Será que eles possuem algum problema crônico com a aeronave (desempenho/disponibilidade/custos/spares) ou com o governo Russo?