Por Guilherme Wiltgen
O Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Baptista Junior publicou as primeiras fotos dos novos caças Gripen E da Força Aérea Brasileira.
“Tive a honra de receber hoje (24/11), em nome da NOSSA FAB, os 4 primeiros F-39 Gripen do Projeto F-X2. É um privilégio, como Piloto de Caça e Comandante da Aeronáutica, representar todos os militares e civis que trabalharam tanto para que esse sonho se concretizasse.”
O Futuro chegou!
Eu sou civil sim, mas confio na escolha do gripen pela FAB e confio nos nossos pilotos, aguardemos a evolução de toda essa tecnologia pela nossa EMBRAER.
Resta saber se a FAB já recebeu os IrisT e os Metor.
PERAAAAA AI porque o kit de guerra eletrônica dos Gripens da FAB so possuem antena parte traseira do transmissor da ponta das assas? sendo que a versão sueca esta completa com transmissores frontal e a ré?
Por favor, com o devido respeito, poderia me informar a diferença?! Gosto de Aviação, porém, não compreendo perfeitamente a sua questão colocada aqui. Portanto, gostaria de entender melhor para ficar sempre bem informado. Muito obrigado.
Esse kit de guerra eletrônica e so um dos 3 grandes pilares dessa versão NG, é oque permite o Gripen ser “invisível” eletronicamente contra misseis e radares e assim conseguir “peitar” caças maiores, sem ele o nível de sobrevivência do caça em combates futuros cai muito.
Espero que eles venham completo, os A1 ( AMX ) também conhecido como F-32 , vieram sem radar , sem muitos equipamentos que os AMX italianos tinham.
Aparentemente os nossos Gripens não vieram com as antenas AESA MFS-EW, diferente dos Gripens suecos que estão com as mesmas, ou seja, meu caro não são completos e sim “enxugados” com forma os AMX porem não tanto como naquela época. Só o tempo dirá oque mais a versão BR não tem também, mais se notar o “calombo” da calda a Ré é menor, logo não tem suíte de guerra eletrônica ali também
Fotos espetaculares!
Demaaaais!
Parabéns!,
BZ para FAB, para o alto e avante!
O que é certo mesmo é que temos Ótimos Profissionais na F.A.B. e com Aeronaves no Estado da Arte , Aumentaremos Nossa Dissuasão .
Não se pode procrastinar um Novo Lote de Caças e Essa Cobrança tem que Começar Já.
Pra quem segue desde o início do FX2 e mais ainda o FX1 é um marco importantíssimo !!!
Faz o urro! hahaha que emoção meus amigos, que emoção!
Simplesmente F A N T A S T I C O!
Parabéns à FAB, muito bem representada pelo Brig. BAPTISTA Jr.
Especiais agradecimentos, como brasileiro, dirijo também à SAAB, à EMBRAER, à AKAER, à AEL e todos aqueles que contribuiram para tornar o programa GRIPEN uma realidade!
E que o cronograma de entregas seja seguido !!!!!!
Está sendo seguido: primeira aeronave para testes, homologação e integração de armas e sistemas (FAB 4100, com FTI) entregue 48 meses após a entrada em vigor do contrato, ou seja, setembro de 2019, e os 4 primeiros de produção entregues em novembro de 2021. Em 202 virão mais 6. Os demais, até 2026. Em 2023 a Embraer entrega o primeiro montado por ela.