No dia 28 de julho ocorreu o encerramento do Campeonato Aeronáutico Internacional Aviadarts-2014, realizado nas unidades federativas de Voronezh e Lipetsk, na Rússia. Participaram do evento 33 tripulações da Força Aérea da Federação Russa, uma da Aviação Naval Russa, duas da China e da Bielorrússia. Adidos militares internacionais, entre eles os da Índia, Paquistão, Egito e Brasil, participaram como observadores. No próximo ano o número de participantes será ampliado.
“Gostei muito, tudo foi muito bem organizado. Foi uma excelente oportunidade de observar o trabalho dos profissionais, ver tantos aparelhos militares aéreos e avaliar as suas capacidades. Acima de tudo, fiquei surpreso e encantado com a qualidade do trabalho dos pilotos russos”, disse o adido de defesa brasileiro, Cel. Marco Antônio de Freitas Coutinho, à agência de notícias Ria Novosti.
De acordo com Coutinho, o preparo dos pilotos russos para as competições é digno de atenção especial, tanto pelas acrobacias que executam, como pela interação entre eles. Na Força Aérea brasileira, competições parecidas com o Aviadarts se diferenciam pelo fato de que são realizadas separadamente para cada tipo de aeronave.
“Este ano recebemos o convite, e ele foi enviado ao Brasil para análise”, destacou.
Maykon, digo o mesmo, os russos, realmente eles não dão ponto sem nó …
Tem que participar em torneios desse tipo com vários países, não só os torneios dos USA, pois ajuda na formação e qualificação dos nossos pilotos.
Provavelmente a FAB, irá de Super Tucanos, a esse Campeonato !
Creio eu, se este convite se prolongar durante anos a frente, provavelmente o Gripen NG, não deverá participar, por motivos óbvios, a pedido é claro do governo Sueco.
A meu ver só agrega.
A Russia ultimamente ta toda faceira pro lado do Brasil, rsrs É claro que participar de eventos internacionais é sempre bom, ainda mais se for militar…
Será que o brasil vai saber tirar proveito disto?
Espero que sim, pois pelo que conheço dos russos eles não dão ponto sem nó.
abç
Será uma excelente oportunidade para os nossos pilotos treinar junto aos pilotos russos e ver suas doutrinas.
Que bom