Modelo terá equipamentos específicos para a missão, como radar e sistema eletro-ótico
A frota da Aviação de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB) vai ser reforçada: está previsto para 2017 o início da entrega de três SC-105 Amazonas projetados especificamente para missões de busca e salvamento (SAR). Os aviões terão equipamentos de bordo para aumentar as possibilidades de localizar aeronaves, embarcações ou pessoas desaparecidas, inclusive no período noturno.
Os três novos aviões, adquiridos da empresa europeia AIRBUS Defence & Space, contarão com um sistema eletro-óptico de busca por imagem e por espectro infra-vermelho. Isso permitirá realizar buscas pelo calor, permitindo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação, ou uma pessoa no mar.
No nariz, os aviões terão o radar EL/M-2022A(V)3, capaz de realizar buscas sobre terra ou mar, com alcance de até 360 quilômetros. Um sistema de comunicação via satélite também permitirá o contato com outras aeronaves ou centros de coordenação de salvamento (Salvaero), mesmo quando os SC-105 voarem a baixa altura.
Cada um dos SC-105 terá uma tripulação de pelo menos oito militares: dois pilotos, um mecânico, dois operadores de sistemas de missão (Radar e FLIR) e quatro observadores, especialistas que sentarão diante de quatro janelas em formato de bolha para poderem realizar a busca visual. Dependendo da missão, no entanto, podem ser levados mais militares para realizarem o revezamento nas posições durante os voos que podem durar até dez horas.
Também podem embarcar paraquedistas e um mestre de carga, loadmaster, responsável pelo lançamento de botes salva-vidas ou de mantimentos para sobreviventes localizados. A variação revela o caráter multimissão do SC-105: busca, transporte de carga, lançamento de paraquedistas, evacuação aeromédica e vigilância.
As aeronaves devem operar com o Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV), sediado em Campo Grande (MS), de onde podem se deslocar para qualquer parte do território nacional. Os aviões são semelhantes aos dez C-105 Amazonas de transporte operados por unidades de Campo Grande e de Manaus e aos dois SC-105 Amazonas hoje em uso pelo Esquadrão Pelicano, mas de uma versão mais básica, com apenas duas janelas de observação e sem os equipamentos específicos para a missão SAR.
Ao lado dos P-3AM e dos KC-390, os três novos SC-105 serão os principais aviões da FAB responsáveis por garantir o cumprimento do papel do Brasil nos acordos internacionais de busca e salvamento. Como signatário da Organização da Aviação Civil Internacional e da Organização Marítima Internacional, o Brasil é responsável por uma área que se estende até o meridiano 10. Somado ao território continental, são mais de 22 milhões de quilômetros quadrados sob responsabilidade brasileira.
FONTE: Agência Força Aérea
Obrigado a todos pelas considerações!
1-Esses turbo hélice foram adquiridos ha dois anos qunado o KC-390 ainda não tinha sequer protótipo
2-Não há versão SAR prevista para os KC-390 porque este tipo de missão é indicada para turbo hélices, portanto o único mercado para a Embraer seriam 3 para a FAb, altamente dispendioso.
3- Os SC-105 Amazonas são os de melhorr custo / beneficio atualmente existentes no mercado internacional.
4-A FAB assim como as nossas Forças Armadas como um todo não podem mais esperar o seu reequipamento, estão chegando a um ponto crítico os meios disponíveis para as missões que deveriam executar.
Não entendo, se não tem tá ruim, se tem, pra que?
………….não dá pra entender os investimentos que se fizeram neste avião quando se tem a necessidade imperativa de financiar a escala produtiva do KC-390, o qual inclusive faz as mesmas funções de busca e salvamento…….mistério………….hummmm….
Não o KC-390 não tem ainda uma variante SAR como esta do Amazonas.
Além do mais o KC-390 não é o mais adequado para este tipo de missão onde os turbo-hélice são mais usados pela maior capacidade de autonomia (sem reabastecimento).
Estas aeronaves foram adquiridas ano passado por duas razões, uma elas serão relativamente baratas e pelo fato que as 3 ficarão no Esquadrão Pelicano elas tenderão a ser mais usadas para buscas e salvamentos sobre o continente, Amazônia e interior do Brasil. Dois a decisão de aquisição foi feita ano passado mas a negociação partiu de 3 opções de venda que o Brasil negociou quando da aquisição dos C-105 Amazonas, portanto já era uma negociação que não partiu do zero e as opções de compra bem anteriores foram apenas exercidas….
Uma boa notícia, receber mais destas aeronaves é um salto e tanto com as responsabilidades de SAR que a FAB tem em todo o território nacional.
Amigo, senão me engano, estes aviões ja foram comprados ha um bom tempo.
sds
GC
Estes três SC-105 já viram com os winglets?
Com os KC-390 batendo na porta e já com risco de produção por falta de verba, não seria mais interessante não comprar esses aviões e sim investir na compra do KC – 390 para busca e salvamento?
Na minha humilde opinião seria melhor: produto e investimento nacional e já seria credibilidade e divulgação pro mercado internacional!
Aviões turbo hélice são mais indicados para serviço de Busca e Salvamento do que aviões a jato.
Então o KC-390 custa mais que o dobro, e se formos pelo aspecto econômico para o 2°/10° é mais vantagem ter os SC-105 pois já operam uma versão desta aeronave.
O investimento no avião da Embraer vai acabar ocorrendo de qualquer forma mesmo atrasando o repasse de verbas que é o que esta acontecendo no momento infelizmente.
para os principais alicerce de uma nação saúde ,segurança e emprego não deve ter cortes
isto é uma mentira devemos sim cortar os salários dos políticos e punição para corruptos e fazer devolver o que robou três aeronave é pouco deveria ser um esquadrão completo .
e aproveitando que a presidente esta nos EUA já compra os 36 super hornet E/F e mais 12 super hornet prowler para marinha ela precisa ,necessita e merece vamos deixar de pensar como mendingo dinheiro o brasil tem