Por Comandante W. Duck
Eu recebi as fotos de uma pessoa que trabalha com sucatas, e que registrou o desmanche de dois Boeing 707 da Força Aérea Brasileira (FAB).
O FAB 2401 (cn 19840), ex.VARIG PP-VJY, que servia a Presidência da República, foi impiedosamente destruído no pátio militar do Galeão, ao ar livre, para a alegria daqueles que o apelidaram jocosamente de “sucatão”. Por sua vez, o FAB 2403 (cn 20008), ex.VARIG PP-VJH, foi desmontado dentro do hangar do PAMA/GL.
Todos os Boeing 707 que a FAB operou foram da VARIG, inclusive o FAB 2400, que nunca chegou a ser recebido pela força aérea. Ele era o PP-VJK (cn 19822), que sofreu um trágico acidente na Costa do Marfim, dias antes da VARIG entregá-lo ao novo operador.
O FAB 2404 (cn 19870), ex.VARIG PP-VLK, sofreu um acidente no Haiti no ano passado, e muito provavelmente foi desmanchado por lá mesmo. Ainda mantendo as condições de vôo, só sobrou mesmo o FAB 2402 (cn 19842), ex. PP-VJX, que está sendo negociado com o a Força Aérea do Chile, mas que nos estamos torcendo para que ele vá para o Museu da TAM ou para o MUSAL.
Ao contrário do meu conhecido que trabalha com sucatas, eu não tenho como não ficar triste quando vejo, mesmo que já estejam combalidos e que não tenham mais condições operacionais, aviões sendo demolidos, mas sei que esse é o jogo da vida e não há como mudar. Por melhor que tenha sido a manutenção que eles receberam na VARIG e na FAB, a idade chega, as horas de voo se acumulam, os ciclos de pressurização e o número de pousos também vão se somando e chega um dia em que não dá mais.
Honra e glória a esses queridos heróis alados!
Espero que novos tempos venham, que novos ventos soprem sobre a nossa amada Pátria mãe gentil e que eles sejam substituídos à altura. À altura, é claro que em termos de aeronaves mais modernas e atualizadas, porque “maquinão” como o Boeing 707 vai ser difícil a indústria aeronáutica conseguir igualar.
É claro que agora existem aviões mais velozes, mais econômicos, mais fáceis de pilotar e cheios dos “trique-triques” eletrônicos, mas bicho porreta igual ao 707 e a alguns outros da geração dele, não tem e vai ser difícil aparecer.
Quem pilotou, pilotou, quem não pilotou, não sabe o que perdeu.
* Nota do editor: essas imagens acima literalmente cortam o nosso coração. Quem gosta de aviação, gosta do Boeing 707! Se perdeu aí uma grande chance de preservar uma célula em museu, para que nossos filhos e seus descendentes, pudessem conhecer o verdadeiro clássico da aviação mundial. Restou inteiro o 2402 ainda em condições de voo, que pelo andar da carruagem, será despachado para outro país. Triste sexta-feira para a aviação brasileira.
FONTE: Site AeroEntusiasta
país sem memória é outa coisa…
país sem memória é outra coisa…
Alguma chance do 02 ir para um museu?
Espero que sim.
Isso não pode ter sido ordem do Comandante da força aérea! Quem conhece não ia deixa fazer isso!
Essa aeronave fazia o mundo voar a mach 0.9 agora nós nos achamos os tais voando a mach 0.8, podíamos no início dos anos 70, ir a lua, voar a mach 2, agora o mercado manda! Os americanos remotorizaram os deles que estão muito bem! Quantas horas de célula ainda tinham? Isso e abominável! Só isso!
DISCORDO em dizer que é pobre este ‘ brasil’ , mas sim MUITO MAL ADMINISTRADO e também MUITO corrompido .
Sobre a aviação da Presidente, seria muito difícil usar em Embraer e almentar a altura do chão, assim daria para colocar um tanque bem grande lá, aumentando o alcance da aeronave e suprindo as necessidades “de longas viagens”. Se almentassem 10cm o piso daria para colocar um tanque gigante.