As Forças Aéreas Brasileira (FAB) e Colombiana (FAC) iniciaram, na última segunda-feira (13/07), a Operação COLBRA IV. Até a próxima sexta-feira (17/7), militares dos dois países vão treinar a proteção do espaço aéreo contra o tráfego irregular de aeronaves. O exercício operacional acontece a partir das cidades de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, e Letícia, na Colômbia.
O treinamento envolve ações semelhantes dos dois lados da fronteira. No caso do Brasil, uma aeronave proveniente da Colômbia ingressa no espaço aéreo brasileiro, simulando ser um voo irregular. Cabe à FAB detectar a aeronave e coordenar a interceptação por caças A-29 Super Tucano e o pouso obrigatório da aeronave invasora na pista do Destacamento de Aeronáutica de São Gabriel da Cachoeira (DASG).
Do outro lado da fronteira, um avião brasileiro irá ingressar no espaço aéreo colombiano e passará pelos mesmos procedimentos de interceptação e pouso obrigatório. Haverá ainda o incremento de medidas de confiança mútua entre as duas forças aéreas e o treinamento de procedimentos de coordenação para ações de defesa aérea.
Para o Comandante do Grupo Aéreo do Amazonas da Força Aérea da Colômbia, Coronel Jairo Hernando Orjuela Arelavo, a Operação tem papel importante no combate ao narcotráfico. “O benefício da COLBRA IV é ser um exercício operacional bastante importante para a Força Aérea Colombiana, visto que, primeiro, nos deixa muito bem treinados nesse tipo de exercício contra o narcotráfico e segundo porque neste tipo de exercício adquirimos uma grande experiência, como a da Força Aérea Brasileira, em exercícios internacionais”, disse.
FONTE e FOTO: FAB
se o nosso governo tivesse competência é interesse, ele poderiam formar facilmente uma coalização com a colômbia para destruir totalmente as FARC,…pois acabando com a FARC, a america latina ficaria livre do narcotrafico…
Se é fácil do jeito que você está falando, porque os colombianos juntos com os americanos já não destruíram as FARC? Os americanos possuem bases na Colômbia para que?
depois que o obama entrou… as operações americanas contra as FARC foram reduzidas..
Então pronto Yuri. Isso só prova que seu comentário não faz sentido. “Destruir totalmente as FARC”. Como disse anteriormente, SE FOSSE FÁCIL A COLÔMBIA JÁ TERIA FEITO COM AJUDA AMERICANA! Não adianta ficar falando que diminui, depois que você falou “TOTALMENTE DESTRUÍDO”. E o Brasil ajuda e muito a Colômbia, mas do que você imagina.
Ficaria livre do narcotráfico? Maior parte da maconha que chega ao Brasil é paraguaia. O Peru passou a Colômbia como maior produtora mundial de cocaína. Tem certeza de sua opinião? Além disso, as FARC são um problema colombiano, eles que resolvam. Não quero que nenhum país venha algum dia aqui interferir algum assunto nosso. Criticamos os americanos mas queremos fazer o mesmo? Pensem mais criticamente, galera.
iriamos ficar parcialmente livres… pois de qualquer jeito quem comanda as rotas das drogas na maioria das vezes e as FARC…
o brasil deveria se intrometer sim, já que os guerrilheiros sempre se escondem na amazonia, sem contar que nossa população sai prejudicada tambem.