A Boom anunciou nessa sexta-feira (22) o voo bem-sucedido do XB-1, o primeiro jato supersônico desenvolvido de forma independente no mundo, no Mojave Air & Space Port, em Mojave, Califórnia.
Assim como o Overture, o avião supersônico da Boom, o XB-1 aproveita tecnologias de ponta para permitir um voo supersônico eficiente, incluindo compósitos de fibra de carbono, aviônicos avançados, aerodinâmica otimizada digitalmente e um sistema de propulsão supersônico avançado.
“Hoje, o XB-1 voou no mesmo espaço aéreo sagrado onde o Bell X-1 quebrou pela primeira vez a barreira do som em 1947”, disse Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic. “Estou ansioso por este voo desde a fundação da Boom em 2014, e ele marca o marco mais significativo até agora em nosso caminho para levar viagens supersônicas a passageiros em todo o mundo.”
Pilotado pelo piloto-chefe de testes Bill “Doc” Shoemaker, o XB-1 decolou do Mojave Air & Space Port e voou no mesmo espaço aéreo que sediou muitos primeiros voos históricos, incluindo os voos do Bell X-1, o North American X-15 e o Lockheed SR-71 Blackbird.
“Todos na equipe XB-1 deveriam estar extremamente orgulhosos desta conquista”, disse Bill “Doc” Shoemaker, piloto-chefe de testes do Boom Supersonic. “Foi um privilégio compartilhar essa jornada com tantos profissionais dedicados e talentosos. A experiência que adquirimos ao atingir este marco será inestimável para o renascimento das viagens supersônicas no Boom.”
O piloto de testes Tristan “Geppetto” Brandenburg voou a aeronave T-38, que monitorava o XB-1 no ar. Os “Aviões Chase” acompanham novas aeronaves em seus voos inaugurais para observar como o avião de teste está se comportando e verificar coisas como altitude, velocidade no ar e aeronavegabilidade durante o voo.
“Estar no ar com o XB-1 durante seu voo inaugural é um momento que nunca esquecerei”, disse o piloto de testes do Boom, Tristan “Geppetto” Brandenburg. “A equipe tem trabalhado duro para chegar a este ponto, e ver o voo de hoje até a conclusão da missão é uma grande conquista para todos nós.”
A Sala de Controle do primeiro voo do XB-1 no Mojave Air & Space Port.
O XB-1 atendeu a todos os seus objetivos de teste, incluindo atingir com segurança e sucesso uma altitude de 7.120 pés e velocidades de até 238 nós (273 mph). Enquanto o XB-1 estava no ar, a equipe realizou uma avaliação inicial das qualidades de manuseio da aeronave, incluindo verificações de velocidade com o T-38 e avaliando a estabilidade da aeronave na atitude de pouso (em um ângulo de ataque elevado).
Duas décadas após a aposentadoria do Concorde, o primeiro voo do XB-1 marca o retorno de uma aeronave supersônica civil aos céus e abre caminho para o renascimento das viagens supersônicas convencionais a bordo do Overture, o avião supersônico sustentável da Boom.
“Há mais de 20 anos que espero por um sucessor ecológico do Concorde e o primeiro voo do XB-1 é um marco importante para a realização dos meus sonhos. Quando voei pela última vez no Concorde em 2003, sabia que esse dia chegaria. O primeiro voo do demonstrador supersônico XB-1 é uma conquista significativa para tornar o voo supersônico sustentável uma realidade, a bordo do Overture, minha escolha número 1 como sucessor do Concorde”, disse o capitão Mike Bannister, ex-piloto chefe do Concorde da British Airways. “Parabéns a Blake Scholl, a todos da Boom e especialmente ao seu piloto, Bill “Doc” Shoemaker. Tendo sido o piloto-chefe do Concorde, invejo o seu papel neste emocionante retorno ao voo supersônico convencional.”
O programa XB-1 fornece a base para o design e desenvolvimento da Overture, ao mesmo tempo que estabelece uma cultura de segurança em primeiro lugar na engenharia e na fabricação. O XB-1 valida tecnologias-chave e inovações próprias da Boom, incluindo:
Sistema de visão de realidade aumentada: Duas câmeras montadas no nariz, aumentadas digitalmente com indicações de atitude e trajetória de voo, alimentam um display de alta resolução, permitindo excelente visibilidade da pista. Este sistema permite maior eficiência aerodinâmica sem o peso e a complexidade de um nariz móvel.
Aerodinâmica otimizada digitalmente: Os engenheiros usaram simulações computacionais de dinâmica de fluidos para explorar milhares de projetos para o XB-1. O resultado é um design otimizado que combina operação segura e estável na decolagem e pouso com eficiência em velocidades supersônicas.
Compostos de fibra de carbono: O XB-1 é quase inteiramente feito de materiais compósitos de fibra de carbono, permitindo-lhe realizar um design aerodinâmico sofisticado em uma estrutura forte e leve.
Entradas supersônicas: as entradas do motor do XB-1 reduzem a velocidade do ar supersônico para velocidades subsônicas, convertendo eficientemente a energia cinética em energia de pressão, permitindo que os motores a jato convencionais alimentem o XB-1 desde a decolagem até o voo supersônico.
“A Boom Supersonic é a primeira empresa civil a criar seu próprio X-plane, um demonstrador supersônico”, disse Ric Parker, presidente do Programa Aeroespacial de Cingapura, ex-CTO da Rolls-Royce e membro do Conselho Consultivo da Boom. “Este marco está no caminho crítico para entregar o Overture, a primeira aeronave de transporte supersônico a entrar em serviço em mais de meio século. É um momento muito emocionante para estar envolvido!”
É justo que o XB-1 tenha decolado pela primeira vez do Mojave Air & Space Port, no espaço aéreo conhecido como o lar de muitas novidades no mundo da aviação e aeroespacial. Esta região do deserto de Mojave é o campo de provas da indústria aeroespacial, onde uma aeronave quebrou a barreira do som pela primeira vez em 1947 e onde são estabelecidos recordes de velocidade e altitude.
Agora que o XB-1 completou com sucesso seu primeiro voo, a equipe expandirá sistematicamente o envelope de voo para confirmar seu desempenho e qualidades de manuseio através e além do Mach 1. Quando o XB-1 estiver pronto para seu primeiro voo supersônico, o piloto de testes Tristan “Geppetto ” Brandenberg estará no controle.
O voo inaugural do XB-1 ocorre enquanto a Overture continua avançando em direção à produção, com uma rede global crescente de fornecedores de nível 1 e uma carteira de pedidos que inclui 130 pedidos e pré-encomendas da American Airlines, United Airlines e Japan Airlines.
“Parabéns à Boom pelo primeiro voo do XB-1”, disse Akasaka Yuji, Diretor Representante, CEO da Japan Airlines. “Estou ansioso para ver a realização de um voo supersônico sustentável de e para o Japão.”
O Overture transportará de 64 a 80 passageiros a Mach 1.7, cerca de duas vezes a velocidade dos aviões subsônicos atuais. Otimizado para velocidade, segurança e sustentabilidade, o Overture foi projetado para funcionar com até 100% de combustível de aviação sustentável (SAF).
“As conquistas notáveis da Boom Supersonic são uma prova do poder de sonhar e realizar”, disse Amy Spowart, presidente e CEO da National Aeronautical Association. “Como Sir Frank Whittle, Blake e Boom, conseguiram o que outros tentaram e nenhum outro conseguiu com o XB-1. Parabéns à equipe XB-1, incluindo o Piloto Chefe de Testes, Bill “Doc” Shoemaker! A National Aeronautic Association espera celebrar seus marcos no estilo histórico dos ombros sobre os quais todos nós nos apoiamos.”