STUTTGART, Alemanha – Os bombardeiros furtivos B-2 da Força Aérea dos EUA chegaram a uma base aérea nos Açores na segunda-feira para o início de uma série de operações na Europa, disseram os militares. “A aeronave operará em várias instalações militares na área de responsabilidade do Comando Europeu dos EUA”, disse a EUCOM em comunicado. “As implantações estratégicas de bombardeiros na Europa proporcionam familiarização aos membros das tripulações aéreas e demonstram o compromisso dos EUA com aliados e parceiros”.
A força-tarefa do bombardeiro B-2 Spirit que chegou ao campo de Lajes nos Açores, (arquipélago português no Atlântico, localizado a cerca de 3.200 milhas de Washington, DC), é do 509th Bomb Wing e do 131st Bomb Wing, ambas da Base Aérea de Whiteman no Missouri.
Os reabastecedores KC-10 da 305th Air Mobility Wing da Base Conjunta McGuire-Dix-Lakehurst, em Nova Jersey, forneceram apoio aéreo para reabastecimento durante o trânsito dos B-2 pelo Oceano Atlântico, disse a EUCOM.
A Base portuguesa de Lajes é o único campo de aviação militar no meio do Atlântico e oferece um local seguro para descanso, reabastecimento e manutenção de aeronaves dos EUA e aliadas. Também está “estrategicamente localizado para fornecer suporte em operações de combate”, afirmou a EUCOM. Em agosto, a Força Aérea implantou uma força-tarefa B-2 semelhante à Europa. A implantação de bombardeiros estratégicos na Europa se tornou mais frequente nos últimos anos, em meio a preocupações dos EUA e da Europa sobre a agressão russa.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Poderia ser em Lages, Santa Catarina. Possivelmente o aeroporto não suportaria devido ao tamanho de pista.