A Boeing e a sua sócia Saab, concluíram com sucesso o primeiro voo de sua segunda aeronave T-X de produção, que é idêntica à primeira e projetada especificamente para a Força Aérea dos EUA (USAF), dentro dos requirimentos de treinamento avançado de pilotos.
Durante o voo de uma hora, o piloto chefe de testes do T-X, Steve Schmidt, e o piloto de teste da Boeing para o programa da USAF, Matt Giese, validaram aspectos-chaves da aeronave e ainda demonstraram o baixo risco e o seu desempenho do design. “O avião é exatamente como a primeira aeronave e o simulador, atendendo todas as expectativas”, disse Giese. “Os cockpits, dianteiro e traseiro, trabalham em conjunto sem problemas e a manobrabilidade é superior. É a aeronave perfeita para treinar as futuras gerações de pilotos de combate”.
Ambos os pilotos foram treinados para o voo usando o sistema completo do Boeing T-X , que inclui treinamento em terra e no simulador. “O sucesso do nosso programa de voo de teste é o testemunho do fato de que nossa oferta é a escolha certa para a Força Aérea dos Estados Unidos”, disse Schmidt. “Esta aeronave foi construída com os requisitos da Força Aérea e projetado para cumprir a missão de Air Education and Training Command”.
O T-X foi revelado pela Boeing e Saab em setembro de 2016 e o primeiro voo ocorreu em dezembro do ano passado.
FONTE e FOTO: Boeing
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN
Seria ele o primeiro passo para o sea grippen?