A proposta da Boeing no Chinook é definida como uma “apresentação da capacidade”, com o fabricante alegando que o modelo representa o melhor substituto disponível para o upgrade dos CH-53 de Israel. Fontes se referem à aeronave em oferta como sendo um CH-47G, sugerindo que algumas capacidades poderiam ser comparáveis com os MH-47Gs do Comando de Operações Especiais do EUA.
Nesta fase, a força aérea israelense não tem o orçamento para a substituição CH-53, mas fontes dizem que uma decisão terá de ser tomada nos próximos três ou quatro anos, devido à idade dos seus atuais.
A Força Aérea também tem uma exigência operacional adicional para o V-22, com o comandante, Maj Gen Ido Nehushtan, tendo voado o modelo durante uma visita aos EUA.
Os pilotos israelenses e técnicos, concluíram uma avaliação completa do V-22 nas instalações da US Marine Corps no ano passado, com o seu relatório sendo favorável a compra de um número não revelado para executar operações de missões especiais.
A força aérea queria incluir o V-22 em um plano multi-anual para as forças de defesa israelitas. Esse plano ainda não foi aprovado, por causa de uma disputa maior no orçamento entre a defesa da nação e os ministros das finanças.
Fonte: Flight International