Por Michael Marrow
SEA AIR SPACE 2024 – Uma recente concessão de contrato da Marinha dos EUA (US Navy) pode ter estendido a vida útil da produção do Boeing F/A-18 Super Hornet por mais alguns anos depois de não conseguir encontrar clientes adicionais, a gigante aeroespacial planeja fechar as portas do caça depois de 2027, disse um executivo da Boeing ao Breaking Defense.
“Realizamos uma série de campanhas ou competições internacionais que não tivemos sucesso nos anos anteriores”, disse Mark Sears, vice-presidente de caças da Boeing, em entrevista. “Isso meio que aconteceu e não há discussões ativas com a US NAVY sobre outros F-18 além desses.”
Em vez disso, a Boeing reduzirá sua taxa de construção de dois caças por mês para um e meio, enquanto gradualmente direcionará sua força de trabalho do St. Louis Super Hornet para outros programas, como o caça F-15EX, o treinador T-7A e o drone de reabastecimento MQ-25. “Estamos crescendo no local, e há uma necessidade do talento que existe no F-18 à medida que desaceleramos e, finalmente, concluímos o pedido”, disse Sears, acrescentando que a Boeing não espera ver “qualquer redução” na força de trabalho da empresa no local. à medida que o trabalho no Super Hornet termina.
“Desacelerar pode ser tão difícil quanto acelerar, francamente, no espaço de produção. Sabemos que temos desafios pela frente na entrega desses aviões”, advertiu Sears, embora tenha observado que a Boeing não espera “nenhuma lacuna” nas entregas. “Estamos focados em entregar esses caças no prazo no novo cronograma de entrega para a Marinha porque sabemos o quanto a Marinha precisa dessa capacidade.”
Em 19 de março, a Marinha dos EUA emitiu à Boeing um contrato de US$ 1,3 bilhão para 17 novos Super Hornets com entrega final planejada para a primavera de 2027, o mais tardar, evitando que a linha de produção do caça fosse encerrada em 2025, conforme planejado anteriormente. Os aviões entraram em serviço pela primeira vez em 1999.
A concessão deu início a uma longa negociação: o Congresso originalmente destinou o dinheiro para a compra do caça nos anos fiscais de 2022 e 2023, mas a Marinha adiou o desembolso dos fundos até que pudesse chegar a um acordo com a Boeing sobre os direitos de dados técnicos para o Super Hornet e o caça de ataque eletrônico EA-18G Growler. Enquanto isso, os custos inflacionários corroeram a compra, o que também supostamente paralisou as negociações e acabou reduzindo a compra planejada de 20 aviões para 17.
As duas partes chegaram a um acordo sobre esses direitos de dados como parte do contrato de março, significando um grande avanço numa questão que é frequentemente um ponto de discórdia para a indústria. O Pentágono tem pressionado por mais pacotes de dados tecnológicos em plataformas que consistem em informações importantes de fabricação e manutenção, como desenhos de projeto e outras especificações para preparar o caminho para uma manutenção mais orientada a serviços ou “orgânica” e competição por sustentação, especialmente como o militares se preparam para o conflito no Indo-Pacífico. Mas esse desejo por dados técnicos pode ser uma questão espinhosa para a indústria, pois pode envolver propriedade intelectual detida de perto e ameaçar modelos de negócio que dependem de trabalho lucrativo de sustentação.
A questão dos dados técnicos “é uma daquelas áreas em que a indústria e o governo estão em desacordo há muito tempo. E certamente a Boeing no F-18 e a Marinha também. Portanto, ser capaz de colocar isso no caminho da resolução final para fornecer à Marinha os dados necessários para apoiar esta plataforma conosco a longo prazo é um passo realmente positivo”, disse Sears.
Sears explicou que uma questão principal que complica as negociações foi o que ele disse ser a solicitação relativamente tardia dos direitos de dados. Como os direitos de dados não foram negociados no início do programa, a Boeing teve que reunir mais de três décadas de dados, além de navegar na questão da propriedade intelectual da plataforma, disse ele.
“Definitivamente houve pontos de discórdia entre nós e a Marinha sobre propriedade intelectual e direitos a essa propriedade intelectual. E acho que o fato de termos chegado a um acordo demonstra que estamos confortáveis com o que assinamos e que a Marinha está confortável com os dados que está obtendo para apoiar sua plataforma no longo prazo”, disse Sears. A Marinha não respondeu às perguntas sobre o acordo de dados técnicos até o momento.
Sears também disse que não espera que o acordo mude muito nas perspectivas de sustentabilidade do jato da Boeing.
“Muito do trabalho de sustentação que a Marinha faz, eles já têm capacidade de fazer organicamente ou competir. Eles procuram a Boeing em busca de certas capacidades ou elementos críticos ou do conhecimento técnico que possuímos”, disse ele. “Eu não diria que a perspectiva é diferente do que era antes. Isso pode proporcionar à Marinha um pouco mais de flexibilidade em termos de quais são suas opções, mas eles já tiveram opções em muitos casos, ou na maioria dos casos.”
Além da produção contínua do Super Hornet, a Boeing está convertendo jatos mais antigos para o que é conhecido como padrão Block 3 por meio de um programa de extensão de vida útil. Sears disse que a empresa introduziu o primeiro caça Block 2 planejado para a atualização do Block 3 no segundo trimestre de 2023 e planeja finaliza-lo este mês, totalizando cerca de um ano de trabalho antes da meta contratual de 15 meses. Os Super Hornets recém construídos são entregues na configuração Block 3.
“Quando você leva em consideração o que estamos fazendo no SLM, haverá centenas de Super Hornets Block 3 no futuro”, disse ele.
O contrato de 19 de março foi emitida como uma ação contratual indefinida (UCA), o que significa que a Boeing e a Marinha ainda estão trabalhando para chegar a um acordo sobre alguns detalhes. Sears não especificou quais áreas ainda precisam ser resolvidas, embora tenha dito que a UCA dá luz verde à produção e que as duas partes esperam que o contrato seja finalizado “dentro dos limites” da UCA.
“Não resta nada substancial. Há algumas pequenas coisas nos detalhes de um contrato definido que ainda precisamos resolver. Mas não há obstáculos significativos para que isso seja definido”, disse ele.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense
Isso tem uma nota MUITO triste para o nosso Gripen E…
A médio/longo prazo…
Com o fechamento da produção do SuperHornet PARECE que infelizmente o motor F-414 ENHANCED desenvolvido e oferecido ao programa Super Hornet e inicialmente RECUSADO, portanto não haverá novas encomendas onde poderia ser oferecido este motor mais potente.
E assim ele não entrará em PRODUÇÃO SERIADA.
Esta variante com 18% a mais de empuxo e de durabilidade aumentada SERIA um ganho significativo tanto ao Super Hornet como ao GRIPEN E/F.
Sua adoção seria extremamente RELEVANTE numa variante SEA GRIPEN pelo aumento da capacidade de decolagem em extensão de pista e/ou peso de carga paga…
Uma grande pena que esta variante avançada do F-414 não venha a ser produzida… MESMO!