Por Jon Hemmerdinger
A atividade comercial da Boeing desacelerou para um pinga pinga em julho, quando a empresa entregou apenas quatro jatos e não recebeu novos pedidos de aeronaves.
Detalhando sua atividade de julho em 11 de agosto, o airframer também revelou oito novos cancelamentos para o 737 Max, elevando o total para o mês para 43.
Os cancelamentos de Max não anunciados anteriormente incluem mais dois jatos cortados pela Avolon, cinco cancelados por uma futura startup canadense Jetlines e um Boeing Business Jet removido por um cliente não identificado. A Avolon já divulgou o cancelamento de cerca de 100 jatos Max.
Já foram anunciados 35 cancelamentos em julho: 20 do lessor Alafco e 15 da AerCap.
O desempenho de julho reflete o estado conturbado e martelado pela pandemia do setor de aviação civil e as constantes restrições a viagens, diz a Boeing.
Esses fatores estimularam o cancelamento de pedidos e o adiamento da entrega, além de impedir que os clientes viajassem aos EUA para receber novos jatos, acrescenta.
“Embora estejamos começando a ver alguma recuperação do tráfego aéreo em alguns lugares, a indústria como um todo continua lutando contra o impacto do vírus”, diz a Boeing. “Continuamos a trabalhar com os clientes enquanto eles … avaliam os requisitos de sua frota.”
As quatro entregas de aeronaves em julho incluíram um 767 Cargueiro, um 777F e dois 787s.
A Boeing acrescenta que o baixo nível de entregas em julho também reflete ajustes no “tempo de produção”, o que significa que alguns mudaram de julho para o início de agosto.
Além dos cancelamentos, a Boeing reduziu sua carteira de pedidos em outros nove 737 Max para se alinhar aos ajustes contábeis “ASC 606”.
Embora a Boeing ainda mantenha contratos para vender esses jatos, a empresa não espera que os negócios sejam fechados devido a fatores que podem incluir a condição financeira dos clientes.
Com as quatro entregas, 43 cancelamentos e nove ajustes contábeis para baixo, a carteira de pedidos da Boeing em julho caiu de 4.552 para 4.496 jatos.
Até o momento, a Boeing entregou 74 aeronaves: nove 737s (incluindo NG e variantes militares), um 747, 15 767s, 11 777s e 38 777s.
A Boeing este ano registrou 59 pedidos. Mas seu valor líquido para 2020 é negativo em 836 aeronaves, devido a cancelamentos, ajustes contábeis e conversões de pedidos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Flight Global