Um Boeing 747 Dreamlifter da Boeing pousou no aeroporto errado em Wichita, Kansas, na quarta-feira e quase não conseguiu decolar da pista que era muito mais curta do que aquela normalmente necessária para a decolagem.
O jato decolou do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York e deveria pousar na Base Aérea de McConnell em Wichita. Os “Dreamlifters” são usados pela Boeing para transportar peças para suas aeronaves.
Mas, em vez de pousar em McConnell, o jato pousou no Aeroporto Coronel James Jabara, um pequeno aeródromo municipal a cerca de 10 quilômetros da base da Força Aérea.
Na conversa entre os pilotos e controladores é mostrado que o jato foi autorizado a pousar em McConnell, mas minutos depois, um dos pilotos pode ser ouvido dizendo: “Ih…. acabamos de pousar em outro aeroporto!!”
Aqui está o desafio:
“O Dreamlifter supostamente precisa de uma pista de 9.199 pés de comprimento para decolar com peso máximo de decolagem, e 7000 pés para pousar com peso máximo”, relata a KWCH. “O comprimento da pista em Jabara é 6.101 pés.”
Contudo apesar do desafio a algumas horas, o enorme Boeing 747 “Dreamlifter” conseguiu decolar com um rugido de uma pista muito mais curto do que um avião desse tamanho geralmente usa.
De acordo com o Wichita Eagle, “as equipes retiraram combustível do avião para diminuir o seu peso, dizem as fontes, e com a carga mais leve e as condições do vento, o avião foi capaz de decolar.”
Assim, o drama, que descrevemos anteriormente, parece ter acabado.
FONTE: USA Today, NBC
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Alguém com certeza ficou desempregado.