Por Marcus Weisgerber
O governo Biden não suspenderá a proibição do governo Trump para a Turquia comprar caças stealth F-35, uma punição pela compra de um sistema de defesa aérea russo por Ancara em 2019, disse um alto funcionário do Pentágono na sexta-feira.
“A Turquia é um aliado da OTAN de longa data e valorizado, mas sua decisão de comprar o S-400 é inconsistente com os compromissos da Turquia como aliada dos EUA e da OTAN”, disse o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira à tarde.
“Nossa posição não mudou. O S-400 é incompatível com o F-35 e a Turquia foi suspensa desse programa. Instamos a Turquia a não manter o sistema S-400.” Muito da linguagem usada por Kirby era idêntica à forma como os funcionários do Pentágono caracterizaram a decisão de banir a Turquia do projeto multibilionário em julho de 2019. “A Turquia teve várias oportunidades na última década para comprar o sistema de defesa Patriot dos Estados Unidos e em vez disso optou por comprar o S-400, que fornece acesso e influência à Rússia”, disse Kirby.
Em dezembro, a administração Trump sancionou a Turquia por comprar o sistema de mísseis. A Turquia planejava há muito tempo a compra de mais de 100 jatos, mas havia pedido apenas 30, quando Washington expulsou Ancara do projeto. A Força Aérea dos EUA disse no ano passado que compraria os jatos turcos já construídos, mas não entregues, pela Lockheed Martin. As empresas turcas devem continuar fabricando e fornecendo peças de F-35 para a Lockheed até 2022.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Defence One
Off Topic: Biden anuncia fim do apoio militar a Arábia Saudita na guerra contra o Yemen.
” “Esta guerra tem que acabar”, disse o presidente democrata durante uma visita ao Departamento de Estado dos EUA em Washington. “E para ressaltar nosso compromisso, estamos encerrando todo o apoio americano às operações ofensivas na guerra no Iêmen, incluindo relevantes vendas de armas.” A maior crise humanitária atual.
Grande tiro no pé! Os sauditas vão comprar armas de outras origens até mesmo de China ou Rússia ou seja, além do prejuízo financeiro os EUA irão amargar um dano geopolítico considerável perante seus aliados na região.
Ademais tal atitude pode ser visto como um prêmio para o verdadeiro causador da guerra civil no Yemen, a teocracia fascista iraniana
Os militares turcos devem estar tremendamente desgostosos com os caprichos e desmandos do Sultão de Ancara, agravados pelo fato dos S-400 instalados na Síria terem se mostrado incapazes de detectar os F-35I da Heyl Ha’Avir que rotineiramente atacam alvos da teocracia fascista iraniana no país árabe e pelo fato dos arqui-inimigos gregos já terem iniciado conversas para adquirir 24 F-35A.
Para a industria aerospacial turca as perspectivas são igualmente sombrias pois a expulsão do programa irá resultar em prejuízos na ordem de US$ 9 bilhões de dólares.
Ademais o horizonte para a força aérea turca não se mostra promissor pois apenas resta para aquisição o “tipo 5G” russo Su-57, sobre o qual pairam enormes dúvidas especialmente quanto à furtividade