A Bell reiniciou a produção do helicóptero UH-1Y Venom para atender o primeiro operador internacional. A Crestview Aerospace concluiu a fabricação da primeira das oito cabines nas instalações de Crestview, na Flórida. A aeronave concluirá a montagem final no Centro de Montagem Bell em Amarillo. Os helicópteros fazem parte do contrato assinado em 2020 pelo Departamento de Defesa dos EUA concedendo à Bell a produção e entrega de oito helicópteros UH-1Y e quatro AH-1Z para a República Tcheca.
“Crestview Aerospace está honrado e grato pela oportunidade de trabalhar com a Bell na produção contínua da cabine UH-1Y para o primeiro cliente internacional”, disse Paul Kohlmeier, vice-presidente sênior de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Crestview Aerospace. “Crestview continua a incorporar a mesma alta qualidade e confiabilidade aos helicópteros Venom internacionais, e sustentamos as aeronaves atualmente operadas pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos em todo o mundo”.
A Bell entregou o UH-1Y final para o programa do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos (USMC) em abril de 2018 e continuou a produzir e entregar o AH-1Z como parte do contrato de produção de 349 aeronaves H-1, sendo 160 UH-1Y e 189 AH-1Z.
O UH-1Y compartilha 85% das peças com o AH-1Z. A semelhança entre as duas aeronaves permitiu que as cadeias de suprimentos e de componentes críticos permanecessem ativas durante a produção do AH-1Z para o USMC.
“Tempo, logística e horas-homem são todos recursos estratégicos”, disse Mike Deslatte, vice-presidente e diretor do programa H-1 da Bell. “A comunalidade ajuda a garantir que tudo entre o Viper e o Venom, desde a fabricação, manutenção e atualizações, permaneça perfeito enquanto fornece custos de programa e ciclo de vida mais baixos. É uma vantagem tática real em vários níveis”.
O UH-1Y e o AH-1Z compartilham os mesmos motores, sistema de missão integrado e componentes dinâmicos, como o sistema de rotor de quatro pás. Ambas as aeronaves são especificamente projetadas e produzidas para operações expedicionárias. Juntos, eles fornecem um espectro completo de operações militares, ao contrário de qualquer outra dupla de helicópteros.
A Bell antecipa a produção do USMC até o início de 2022, seguida pela produção contínua para clientes militares estrangeiros. A Bell tem dois contratos de via FMS em andamento com o Bahrein e a República Tcheca.
A combinação Venon/Viper é, sem sombra de dúvidas, a mais racional já criada no Ocidente nesse seguimento. Não atenderia somente aos interesses da MB, mas seria também perfeitamente utilizável pelo EB.
Ocorre que…
O EB já definiu o que quer na forma do ‘Blackhawk’ e do ‘Caracal’. A MB provavelmente caminhará para um helicóptero mediano, que vise substituir o Super Puma no médio prazo. Nesse seguimento, a opção mais lógica é o ‘knigthhawk’.
Um helicóptero anti-carro dedicado, nesse momento, eu entendo que deva estar pra baixo da lista de prioridades diante da necessidade de renovação dos meios utilitários e de treinamento…
No caso da Kombi voadora a decisão na verdade foi política, o governo de turno entubou o aparelho nas forças armadas
Sonho de consumo em ver essa dupla de helicópteros da Bell UH-1Y e o AH-1Z com nossos fuzileiros navais.
a marinha mal consegue trocar os treinadores do esquadrão Hi-1 … fora que o padrão atual brasileiro e helicóptero europeu temos que pensar em beneficiar a helibras. seria uma boa para os fuzileiros sim. mais a logo prazo prefiro emprego para famílias e engenhos brasileiros. A marinha precisava de uma frota de H145 ou H135 e um vetor de apoio para as praias, porque não sentar com o CAEX e efetuarem uma compra conjunta de EC-665 TIGER com conteúdo nacional ( os franceses ja usam ele no mistral-)