A Bell Textron Inc. foi selecionada para competir pela Defense Advanced Research Projects Agency (DARPA) Speed and Runway Independent Technologies (SPRINT) no Programa X-Plane. O programa SPRINT pretende projetar, construir e pilotar um X-Plane, uma aeronave experimental para demonstrar tecnologias e conceitos integrados necessários para uma combinação transformacional de velocidade da aeronave e independência de pista para a próxima geração de plataformas de mobilidade aérea. A Fase 1A inclui o projeto conceitual, culminando em uma Revisão formal do Projeto Conceitual.
“A Bell está honrada por ter sido selecionada para o SPRINT e entusiasmada em apoiar o X-plane, que trará velocidade sem precedentes para aeronaves VTOL”, disse Jason Hurst, vice-presidente executivo de Engenharia da Bell. “Em nossos 85 anos de história, a Bell produziu aviões X memoráveis, como o Bell X-1 e XV-15, e expandiu nossas capacidades de aeronaves VTOL. Esta concessão de contrato é uma prova da capacidade da Bell de desenvolver programas de aeronaves de alta velocidade bem-sucedidos, ao mesmo tempo que investe em novas pesquisas para validar a tecnologia HSVTOL”.
A Bell planeja alavancar seu amplo investimento em tecnologia HSVTOL (High-Speed Vertical Takeoff and Landing) para demonstrar capacidades avançadas de desempenho. A Bell está atualmente conduzindo testes de redução de risco na Base Aérea de Holloman, no Novo México, para demonstrar seu rotor dobrável, propulsão integrada e tecnologias de controle de voo usando um artigo de teste dedicado.
A tecnologia HSVTOL da Bell combina a capacidade de pairar de um helicóptero com a velocidade (mais de 400 nós), alcance e capacidade de sobrevivência de aeronaves a jato. A Bell desenvolve tecnologia de VTOL de alta velocidade há mais de 85 anos, sendo pioneira em configurações VTOL inovadoras como o X-14, X-22, XV-3 e XV-15 para a NASA, o Exército dos EUA e a Força Aérea dos EUA, e continua a aproveite sua história comprovada de voo rápido do Bell X-1.
FONTE: Bell