AMARILLO, Texas (22 de outubro de 2021) – A Bell Textron Inc., celebrou a conclusão do primeiro helicóptero de ataque AH-1Z Viper para o Reino de Bahrain em 30 de setembro. A Bell entregou a primeira de 12 aeronaves de produção ao Naval Air Systems Command (NAVAIR) como parte do contrato de vendas via FMS (Foreign Military Sales) de 2019. O FMS do AH-1Z traz as capacidades avançadas e dedicadas da aeronave diretamente para os operadores internacionais e ajudam a aumentar a interoperabilidade e amplificar a eficácia das forças aliadas. O helicóptero será preparado para embarque para Bahrein com a Defense Contract Management Agency (DCMA) antes de ser transportado para Bahrein em 2022.
“Esta é uma conquista extraordinária do Programa H-1 e traz a Real Força Aérea do Bahrein um passo mais perto de colocar em campo as capacidades avançadas do AH-1Z”, disse Mike Deslatte, vice-presidente e diretor do programa do Bell H-1. “Os homens e mulheres da Team Viper, um grupo de fornecedores de primeira linha, fizeram um trabalho excepcional de entrega ao governo dos Estados Unidos, dentro do prazo e do contrato”.
A Bell projetou o AH-1Z Viper especificamente para atender aos rigorosos requisitos operacionais do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC), que se concentra na marinização totale com logística reduzida. A aeronave possui glass cockpit totalmente integrado e a capacidade de transportar uma grande variedade de armas.
O sistema de rotor composto aumenta ainda mais a capacidade do Viper de fornecer apoio aéreo aproximado às forças terrestres em qualquer ambiente, enquanto o Sistema de Visão de Alvo (TSS), totalmente integrado, aprimora as capacidades dos pilotos para identificar claramente, adquirir, rastrear e engajar alvos além do alcance máximo da arma.
“O Viper proporcionará benefícios significativos às Forças de Defesa do Bahrein à medida que modernizam sua frota de helicópteros de ataque”, disse Deslatte. “Ter uma plataforma comprovada de última geração ajudará a contribuir para a segurança do Bahrein ao mesmo tempo em que melhora a interoperabilidade com as forças dos EUA”.
A Bell continua a entregar aeronaves ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, Bahrein e República Tcheca. A empresa também mantém o H-1 atualizado com melhorias de capacidade projetadas para garantir que o Viper mantenha sua vantagem tecnológica estratégica ao longo de sua vida útil.
Que inveja, como eu queria que isso estivesse a caminho do Brasil para equipar o nosso Corpo de Fuzileiros da MB.
… ou a AvEx…