AMARILLO, Texas (21 de janeiro de 2020) – O primeiro CMV-22B Osprey, construído pela Bell Textron Inc. e a Boeing concluiu as primeiras operações de voo no Bell’s Amarillo Assembly Center.
O CMV-22B é a mais recente versão da frota de tiltrotor, juntando-se aos MV-22 e CV-22, usados pelo Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e pela Força Aérea dos EUA. A Marinha dos EUA usará o CMV-22B para substituir o C-2A Greyhound como COD (Carrier Onboard Delivery), para realizar as tarefas de transporte de pessoal, correio, suprimentos e cargas de alta prioridade das bases em terra aos porta-aviões no mar.
A Bell Boeing projetou a variante “Navy” especificamente para operações da frota de porta-aviões, fornecendo maior autonomia para o requisito de extensão de alcance. A flexibilidade da missão do Osprey aumentará as capacidades operacionais e a prontidão, além de transportar os principais componentes do motor do F-35.
“O primeiro voo do CMV-22B da US Navy é um marco significativo para o programa V-22 e para a Aviação Naval. O Osprey sempre foi uma aeronave revolucionária e esperamos continuar a apoiar as necessidades de evolução da Marinha com os recursos avançados de tiltrotor”, disse Chris Gehler, Vice-presidente do Bell V-22 e Vice-diretor do programa da Bell Boeing.
A Bell Boeing entregará o primeiro CMV-22B ao Air Test and Evaluation Squadron (HX) 21, no início de 2020 para teste de desenvolvimento.
FONTE e FOTO: Bell Textron
E pensar que esse projeto teve início no Brasil, no CTA em 1952. Projetado por Hendrich Fock , que veio trabalhar no CTA graças ao convite do Cel. Aldo Weber Vieira da Rosa. Em 1953 mais de 50 pessoas trabalhavam no Projeto Convertiplano e mais de 300 ensaios em terra tinham sido concluidos. Após US$ 8 milhões investidos pelo Governo, o projeto foi cancelado e Focke foi para os Estados Unidos… e o resultado… está aí em cima… (fonte: Enciclopédia de Aviões Brasileiros; Roberto Pereira – São Paulo: Gloco, 1997, p.228)
Caro Rubens, primeiramente, excelente referencia, tenho um livro ‘Historia da Construção Aeronáutica no Brasil’ autografado pelo saudoso Roberto Pereira de Andrade que conta a saga do Convertiplano, mas a ideia desse tipo de aeronave, Tilt Rotor como chamam os americanos, não tem sua origem nele. Desde a década de 1920 já haviam projetos tentando unir a capacidade de pouso/decolagem vertical ao avião. Na mesma época do projeto no Brasil do Hendrich Focke – que já tinha criado o Focke-Achgelis Fa 269 durante a 2ª GM, mas que não chegou a ser construido – haviam projetos nos EUA e Europa.