A Bell, representada com exclusividade no Brasil pela TAM Aviação Executiva, anunciou a certificação IFR (Instrument Flight Rules) para o Bell 407GXi concedida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), seguindo assim a certificação obtida junto à FAA (órgão regulador norte-americano), que já havia se posicionado em 2019. Com isso, o modelo passa a ser o primeiro e único helicóptero monoturbina a poder realizar voos por instrumentos single pilot no Brasil, e já pode sair novo de fábrica com essa instalação utilizando um kit opcional.
Com essa novidade, os equipamentos que foram adicionados ao 407GXi torna sua operação ainda mais segura e, ao mesmo tempo, mais versátil, permitindo novos voos e rotas, como por exemplo, realizar um voo para o litoral em condições meteorológicas não favoráveis, como em um dia de chuva ou com muito nevoeiro. Esta sempre foi uma característica exclusiva de helicópteros biturbinas (com dois motores) e a certificação do 407GXi para tal, além de ser um marco importante na história da asa-rotativa no Brasil e no mundo, é uma demonstração de que o Bell 407GXi atingiu um nível de segurança e capacidade técnica sem iguais para o mercado de monoturbinas.
Com esta nova certificação, o Bell 407GXi, que já era o monoturbina de menor custo operacional do mercado na categoria de 6 assentos ou mais, passa a ser agora também o modelo IFR com operação mais econômica disponível.
A versão IFR integra uma série de redundâncias dos sistemas da aeronave a fim de propiciar a segurança de voo necessária para garantir a certificação para voo por instrumento. Além disso, para ser equipado com o kit IFR, o helicóptero também recebe alguns equipamentos opcionais, entre eles o novo piloto automático de 3 eixos (também certificado para a versão VFR do 407), kit de bateria com amperagem ampliada e novo radar altímetro, integrado com o painel G1000H NXi. Isso tudo resulta em maior segurança para os voos de rotina, mesmo quando não estiver voando em IFR, comprovando que a plataforma do Bell 407 é uma das mais seguras do mercado.
O Bell 407 é o modelo que mais se atualizou no mercado nos últimos anos, incluindo a nova versão GXi lançada em 2019, que integra FADEC duplo e novo painel G1000H NXi (ambos equipamentos consagrados pelo incremento no nível de segurança de voo, que também integram hoje o outro monomotor leve da Bell, o Bell 505 Jet Ranger X), além de ser equipado com a turbina Rolls-Royce M250-C47E/4, que é mais leve e reduz ainda mais o custo operacional com menos consumo de combustível.
O passageiro também pode ser conectado ao painel via Bluetooth e Wi-Fi (com o opcional Flight Stream 510), com aparelhos celulares e tablets. Dessa forma, ele poderá acompanhar simultaneamente o voo e acessar a transmissão de plano de voo e sua localização via GPS e a opção de sistema de monitoramento remoto HUMS (Foresight MX).
Com mais de 6 milhões de horas de voo acumuladas no mundo e mais de 1.500 unidades produzidas desde sua certificação, em 1995, o Bell 407 é uma das plataformas de asa-rotativa mais consagradas e consolidadas no mercado mundial. É reconhecido também como uma das aeronaves com menor custo operacional do mercado e também como um dos poucos helicópteros “full-full” (que permite tanque cheio com todos os passageiros a bordo, seguindo os critérios mais exigentes do manual de voo).
Informações técnicas:
• Alcance: 365NM / 676 km (Cruzeiro Econômico, PMD, 4.000 ft, ISA, Sem Tanque Auxiliar, Sem Reserva de Combustível)
• Número de assentos: 1+6 ou 2+5 (pilotos + passageiros)
• Velocidade máx. de cruzeiro: 141 ktas / 261 km/h (4,000 ft, ISA + 20 °C)
• Peso máximo de decolagem: 5.250lb / 2.381kg
• Motorização: Rolls-Royce M250 – C47E/4
• Aviônicos: Garmin G1000H NXi
• Preço FOB: USD 4.300.000,00 (sem impostos), na versão IFR completa
FONTE: Insightnet
Parabéns pela excelente matéria, Padilha!