O governo italiano deu sinal verde na sexta-feira para a produtora turca de drones Baykar comprar a Piaggio Aerospace, que foi colocada sob administração estatal em 2018. Os comissários que administram a empresa italiana, que constrói e dá suporte a aeronaves e motores para o setor privado e militar, escolheram a Baykar entre três licitantes internacionais, informou o Ministério da Empresa da Itália.
A oferta da Baykar foi considerada “a mais adequada para garantir os interesses dos funcionários e credores da Piaggio Aero e da Piaggio Aviation e para relançar as perspectivas industriais do grupo”, disse em um comunicado. Não foi divulgado nenhum valor para a venda.
“Após seis anos de espera, estamos dando um futuro à Piaggio Aerospace, um ativo estratégico para o nosso país”, disse o Ministro da Empresa, Adolfo Urso, no comunicado. O acordo protegerá empregos e fornecerá uma “perspectiva de produção de longo prazo”, acrescentou.
A Baykar disse que “com esta aquisição, a Baykar está pronta para expandir sua influência no mercado de aviação europeu, preservando o legado histórico da Piaggio e aumentando sua capacidade de produção”.
A Piaggio é particularmente conhecida por seus jatos executivos P.180 Avanti, que também são usados pelos militares italianos.
A empresa foi colocada sob administração devido a dificuldades financeiras, mas o ministério disse que manteve operações plenas ao longo dos últimos seis anos.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The Defense Post