A Força Aérea Brasileira (FAB) realiza nesta sexta-feira (22/04), na Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro, a cerimônia militar alusiva ao Dia da Aviação de Caça. A solenidade marca a imposição da medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura e a incorporação das aeronaves F-39 Gripen à FAB.
Durante a cerimônia com a presença do Presidente Bolsonaro, os Gripen FAB 4101 e FAB 4102 receberão o batismo operacional, marcando o início da integração das aeronaves à Aviação de Caça brasileira. Os dois aviões multimissão de produção em série chegaram ao Brasil no dia 1º de abril.
No Centro de Ensaios em Voo, localizado em Gavião Peixoto (SP), pilotos de prova da FAB, da Embraer e da Saab executarão testes até que a aeronave receba o certificado militar, licença de operação inicial do avião no País.
A solenidade na Base Aérea de Santa Cruz ainda contará com voo de formação com as aeronaves F-39 Gripen, F-5 Tiger e A-29 Super Tucano. Também deve ser realizada uma demonstração operacional pelos caças da FAB, além de visitação aos F-39 Gripen.
Vi em outro em outro site uma foto das aeronaves em formação, tinha pelo menos as 50 entre A29 ,F5m e não sei c me enganei parecia alguns A1m no meio , bom amanhã veremos.
Depois de amanhã* o evento é sexta feira
Verdade me equivoquei, obrigado pela correção.
Porque o AMX-M não participa desta solenidade também em formação?
Seria pelo fato de não ser uma aeronave para fins de interdição, interceptação aérea ou caça?
Exato meu caro, mesmo motivo de o porque os P3M, os H36, os bandeirantes e outras unidades aéreas que compõem a guarnição aeronáutica de Santa Cruz e que não cumprem a função mencionada, também não estarão presentes.
Logic
4 A1m até o momento , 30A29, e 18F5E/FM só não sei c chegará mais aeronaves.
Eita…vamos aguardar.
Participa sim
Na foto da FAB há 4 A-1 na primeira fileira, bem no meio, entre os F-5 e os A-29.