Por Guilherme Wiltgen
No dia 11 de março, foi inaugurado o novo hangar do Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (B Mnt Sup Av Ex), que está localizado no setor sul do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté-SP. O novo hangar marca também a ampliação do complexo da Aviação do Exército Brasileiro.
A cerimônia militar, conduzida pelo Comandante da Aviação do Exército, General de Brigada Achilles Furlan Neto, contou com as presenças do o antigo Comandante do Exército, General de Exército R1 Enzo Martins Peri, do Comandante de Operações Terrestres (COTER), General de Exército Araken de Albuquerque, do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira; do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Exército João Camilo Pires de Campos, do Comandante Militar do Sudeste (CMSE), General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid, do Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de SP, Cel. Ricardo Gambaroni, entre outros oficiais-generais e demais autoridades civis e militares.
Face à envergadura da missão de garantir a operacionalidade da Aviação do Exército (AvEx), o Batalhão de Manutenção precisava de uma infraestrutura adequada e moderna, uma vez que o espaço físico das atuais instalações já não mais permitiam o adequado apoio logístico que a Aviação do Exercito necessita. Para que todos pudessem ter uma noção do que representaria a mudança, foi realizada uma visita às atuais instalações, para depois somente depois serem apresentadas as novas instalações.
Com uma concepção moderna no seu projeto de engenharia, todo feito em estrutura metálica, o Batalhão passa a contar com o dobro da sua planta original, passando dos atuais 7.000 m² para 14.000 m². Essa ampliação vai refletir diretamente no aumento das áreas de estocagem, de oficinas e de linha de manutenção, possibilitando inclusive a obtenção de novas capacidades logísticas.
O novo hangar possui também duas modernas cabines de pintura, com dimensões compatíveis com o seu maior vetor, o HM-4 Jaguar (H225M).
A adequada infraestrutura das instalações do Batalhão de Manutenção, que hoje vimos materializada nesse novo e moderno hangar, constitui-se em um passo significativo rumo a um desafio maior, o de prover com excelência a sustentabilidade logística da Aviação do Exército Brasileiro.
Essa inauguração não se constitui apenas em uma simples mudança de instalações, ela representa um projeto para o futuro da nossa Aviação Verde-Oliva.
Parabéns ao EB. Uma baita conquista e um tremendo reforço para a manutenção da asa rotativa da força, coisa de primeiro mundo.
Coisa de primeiro mundo mesmo!
Apesar de ter acompanhado toda a obra, não possou deixar de dizer que fiquei impressionado com a qualidade das instalações que vi neste dia.