Por Guilherme Wiltgen
O Batalhão de Manutenção e Suprimentos de Aviação do Exército (BMS) atingiu um marco histórico na Aviação do Exército, com a maior disponibilidade já alcançada da frota do AS 532UE Cougar.
Desde de 2008, o Sistema Integrado de Sistemas da Aviação do Exército (SisAvEx) não registra uma disponibilidade de 75% dessa frota de modelo de helicóptero.
O marco histórico foi alcançado devido
ao apoio irrestrito da Diretoria de Material de Aviação do Exército (DMAvEx), da dedicação e empenho do pessoal da manutenção, ao suporte proporcionado pelo Programa de Controle Integrado da Manutenção (PCIM) e aos suprimentos recebidos da Força Aérea Brasileira (FAB), provenientes da sua frota de Super Puma AS332 M/M1 (desativada em 2015), e da Marinha do Brasil (MB), provenientes de sua frota de Super Puma AS332 F1 (desativada em 2018).
No corrente ano, o BMS, Organização Militar da Aviação do Exército, responsável pela manutenção de 2º e 3º escalões das aeronaves da AvEx, entregou quatro helicópteros HM-3 Cougar (EB4003, EB4004, EB4005 e EB4008), após a realização das inspeções A/T.
Prosseguem em manutenção nas dependências do BMS, no Comando de Aviação do Exército em Taubaté, mais dois helicópteros HM-3 Cougar (EB4001 e EB4002).
No último dia 21 de setembro, o AS532UE completou 20 anos de operação na Aviação do Exército, data que marca o recebimento do primeiro helicóptero deste modelo. Atualmente, o 2° Batalhão de Aviação do Exército (2° BAvEx) e o 3° Batalhão de Aviação do Exército (3° BAvEx), sediados em Taubaté e Campo Grande respectivamente, operam com o HM-3 Cougar.
FONTE: Com informações do BMS
O que ajudou muito foi a quantidade de peças entregues pela FAB e pela MB, que após a desativação de seus Super Puma repassaram todo seus respectivos estoques ao EB.
informações precisas!!! parabéns!!! as aeronaves 4001 e 4002 pertencem a quais batalhões de aviação?
Henrique,
Pertencem ao 2º e 3°BAvEx, cada Batalhão vai operar quatro HM-3 Cougar.
Qual será de qual BAvEx, ainda vai ser definido pelo CAvEx mas, arrisco dizer que o EB4001 vai para o 2º e o EB4002 para o 3° BAvEx.
Abs,
Muita Dedicação e Competência, além claro de profissionalismo da Força.
Se são 75% de disponibilidade, o total de aeronaves equivale a 8. Sendo 6 disponíveis e 2 em manutenção.
Fantástico.
Guilherme
Boa noite
Isso chama-se profissionalismo !
Parabéns ao Exército, e como cidadão sou a favor de mais recursos para as forças armadas.
E isso não falta à AvEx e ao BMS.
Eu sempre fico admirado com a capacidade da AvEx de fazer o que ela faz, com tanto profissionalismo e competência.
O CAvEx é um centro de excelência!
Pois é! A FAB apresenta um desempenho muito bom em relação à disponibilidade de seus meios, mas o EB me parece conseguir manter uma disponibilidade e condições de meios ainda maior.