A Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) recebeu obra realizada pelo 2° Batalhão Ferroviário do Exército Brasileiro em cerimônia no dia 3 de fevereiro, em solenidade presidida pelo Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Arthur Fernando Bettega Corrêa.
Com o recebimento de novas aeronaves e a necessidade de ampliação das capacidades de hangaragem da Base, foi assinado, em 2017, o Termo de Execução Descentralizada, cooperação inédita entre a Marinha, por meio da Diretoria de Obras da Marinha e o Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Engenharia e Construção.
Na ocasião, foram entregues benfeitorias como a construção do pátio do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral com 13.000m², ampliação do pátio do 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque com 5.200m², área gramada preparada para construção de hangares de aviões e helicópteros com 49.900m² e recuperação de 12.000m² de vias do Complexo Aeronaval.
Com isso, a BAeNSPA conta com uma infraestrutura adequada para operar as aeronaves adquiridas e modernizadas no século XXI.
Participaram também da cerimônia o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante José Vicente de Alvarenga Filho, o Diretor de Obras Civis da Marinha, Contra-Almirante Rogério da Rocha Carneiro Bastos, e o Diretor de Obras de Cooperação, General de Brigada Rogério Cetrim Siqueira.
FONTE: MB
Parabéns, ! Brasil,
Não vi sentido algum nesta obra com os já quase inexistentes recursos da MB.
Padilha, essa ampliação do pátio dos aviões de ataque seria visando a curto ou médio prazo a aquisição de novas aeronaves? Pergunto isso pois atualmente a MB emprega poucos caças A4, os quais foram perdidos ou estão sendo canibalizados… Logo, a ampliação seria para preparar para a chegada de novos sistemas, não?
A MB tem 5 AF-1M entregues, com o sexto e último sendo entregue durante esse ano.
As aeronaves Trazer, em m9dernizavao “eterna” nos EUA, também não devem demorar muito tempo mais para chegar.
Outro modelo de caça, no curto e médio prazo não deverá ser adquirido. A MV tem outras urgências muito maiores antes de pensar em caças.
“Trader em modernização”* MB*