A Marinha dos EUA concedeu recentemente a BAE Systems, um contrato de US$ 4 milhões para uma demonstração de “resposta rápida” do novo sistema de contramedidas de radiofrequência para a aeronave de patrulha marítima P-8A Poseidon, em janeiro. “A sua missão principal é dupla. Primeiro, é para prevenir um radar inimigo de travar “em aeronaves dos EUA, disse Don Davidson, diretor de soluções avançadas de guerra eletrônica compacta, da linha de produtos de soluções de guerra da BAE Systems.
Contudo, “se eles conseguirem um bloqueio de radar e dispararem um míssil, o objetivo é seduzir o míssil para longe da plataforma.” O sistema será montado em um pod e incluirá um pequeno jammer, um amplificador de alta potência e o chamariz rebocado de fibra óptica BAE Systems AN/ALE-55. O Decoy foi usado a bordo de outras aeronaves da Marinha como o F / A-18E / F Super Hornet.
“No momento no P-8A, eles não têm nenhum dos equipamentos necessários para apoiar um sistema de autoproteção,” disse Davidson em uma entrevista. “Tivemos que colocar todo o equipamento dentro de um pod que pode ser montado na aeronave sem exigir nada na própria aeronave.”
A empresa irá projetar, construir e integrar o sistemas em suas instalações em Nashua, New Hampshire. Durante a integração, eles serão testados por dois meses no início 2021 no P-8A. “Essa necessidade de velocidade é ainda mais prevalente hoje do que tem sido nos últimos anos”, disse Davidson.
A Marinha publicou um white paper identificando preocupações sobre ameaças emergentes em relação à mísseis superfície-ar e pediu uma capacidade de autoproteção para ser entregue rapidamente. O pod completo estava programado para ser entregue no final de janeiro, ele disse.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: National Defense