Por Tyler Rogoway
Os B-1B voaram da RAF Fairford para o Catar como parte de uma missão de treinamento de longo alcance na qual vários tipos de armas foram empregados.
Os detalhes são um pouco escassos sobre o que parece ter sido uma missão de treinamento sem precedentes voada por B-1B Bones que estão atualmente implantados na RAF Fairford no Reino Unido como parte da rotação da Força-Tarefa de Bombardeiros. Os Bones em questão voaram até o Golfo Pérsico e dispararam algumas armas de ponta ao longo do caminho, incluindo mísseis AGM-158 Joint Air-to-Surface Standoff (JASSMs). Eles também saíram com um ótimo vídeo para mostrar:
O clipe do furtivo JASSM em voo sobre o deserto antes de mergulhar em um alvo é acompanhado pela seguinte legenda: “Um míssil ar-superfície AGM-158A é implantado na área de responsabilidade do Comando Central dos EUA durante uma missão da Força-Tarefa de Bombardeiros, 8 de junho de 2023.”
O vídeo do JASSM em ação foi aparentemente filmado no centro da Jordânia. A USAF afirma que uma bomba de pequeno diâmetro GBU-39 também foi empregada na surtida, mas não está claro onde.
O vídeo também foi postado mostrando os B-1Bs sendo carregados com JASSMs ao vivo na Inglaterra antes da partida:
A Força Aérea declara:
“A aeronave da 9ª Força Aérea (Central das Forças Aéreas) juntou-se a 2 B-1B Lancers designados para o 9º Esquadrão de Bombardeiros Expedicionários sobre a área de responsabilidade do Comando Central dos EUA, juntamente com cinco nações parceiras e outras forças de coalizão. Esta missão BTF específica foi histórica naquela que foi a primeira vez que o AFCENT voou com vários tipos de armas e praticou o emprego contra vários alvos simulados durante uma missão de força-tarefa de bombardeiro único.
Esta foi uma missão de treinamento complexa que incluiu a coordenação com várias armas aéreas estrangeiras, com os jatos navegando por muitas áreas diferentes em sua surtida de longo alcance. Essas missões são tanto para solidificar lealdades e sinalizar para inimigos em potencial quanto para treinar.
Os B-1Bs da Dyess AFB chegaram ao Reino Unido na última semana de maio e têm estado muito ativos desde então. A presença deles na região durante a guerra na Ucrânia é impossível de ignorar, independentemente de quão rotineiras essas rotações tenham se tornado.
O uso do JASSM é particularmente interessante, pois continua sendo a arma de ataque terrestre mais potente do B-1B. O B-1 também foi a primeira aeronave a disparar o JASSM. Essa missão, sobre a qual o The War Zone foi o primeiro a relatar, fazia parte de um grande pacote de ataques com mísseis de cruzeiro contra alvos sírios em resposta a um ataque de gás contra civis em 2018.
Será interessante ver onde os Bones implantados irão seguir.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The Drive