Por Dominic Perry
Em abril, a Leonardo iniciará uma série de testes de voo no Reino Unido, nos quais um veículo aéreo não tripulado (UAV) será controlado pela tripulação do helicóptero AW159 Wildcat, do programa MannedUnmanned Teaming (MUM-T).
Para serem realizados em conjunto com o Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa do Reino Unido, os testes serão baseados no trabalho do simulador realizado no ano passado que confirmou a viabilidade do esforço. “A grande idéia é testar a carga cognitiva do piloto e tentar reduzi-la”, disse o fabricante na conferência International Military Helicopter da Defense IQ em Londres, em 25 de fevereiro.
Usando um AW159 Wildcat do Exército Britânico, as avaliações serão realizadas a partir de 20 de abril até 1º de maio na área de treinamento de Salisbury Plain, no sudoeste da Inglaterra.
Apenas pequenas modificações – a instalação de uma antena – são necessárias ao Wildcat para permitir a comunicação com o drone, que será fornecido pela Callen-Lenz. Com o UAV implantado a cerca de 8 km do helicóptero, ele será usado por uma pessoa em três locais diferentes. Ao ar livre, sob a cobertura de árvores e em uma área urbana. O drone será pilotado pelo observador / atirador no assento esquerdo do Wildcat e os dados de sua carga eletro-óptica serão alimentados nos monitores padrão do helicóptero, informou a Leonardo.
FONTE: Flight International
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN