A Leonardo anunciou que o primeiro AW101 (ZR285) da Marinha polonesa fez seu primeiro voo ontem (19) nas instalações da empresa em Yeovil.
Esse primeiro voo destaca a força da colaboração do Reino Unido, da Polônia e da Itália, entre a Leonardo e a principal presença industrial da empresa na Polônia, a PZL-Świdnik, que atua como o contratante principal, já que todas as equipes trabalham em conjunto nas três nações para garantirem esta capacidade de ponta para o Ministério da Defesa polonês.
Em abril de 2019, a empresa anunciou que forneceria quatro helicópteros AW101, logística integrada, abrangente e um pacote de treinamento para a Polônia. A aeronave aumentará significativamente a capacidade da Marinha polonesa, realizando uma série de missões, incluindo Guerra Antissubmarino (ASW) e Busca e Resgate em Combate (CSAR).
O AW101 da Aviação Naval da Polônia será equipado com os mais modernos sistemas de missão, incluindo piloto automático com modos SAR, sistema de transmissão de dados, sistema de navegação tática e sistemas de proteção e defesa (passivos e ativos). Além disso, o AW101 será equipado com um rádio tático, radar de reconhecimento, FLIR e um transponder modo S. Também será equipado com uma metralhadora de 12,7 mm.
Além disso, haverá um holofote e luzes dispostas, o que garantirá uma boa visibilidade em todas as condições meteorológicas. A aeronave será otimizada com equipamentos médicos e de resgate, incluindo dois guinchos e sistema de transporte de cargas. A frota de AW101 será equipada com um sistema de flutuação de emergência, botes salva-vidas e um kit de sobrevivência em clima frio.
“Este foi o primeiro voo da nova aeronave AW101 ASW construída aqui em Yeovil para os militares poloneses. O voo representa não apenas o ponto alto dos processos de design e produção, mas também o início da fase de testes completos de desenvolvimento da aeronave. Espera-se um total de 700 horas de voo de testes nas quatro aeronaves, o que confirmará o funcionamento correto de cada uma, bem como desenvolverá e validará uma ampla gama de missões e mudanças específicas do cliente do AW101 padrão ”, comentou Miles Barnett, piloto de testes sênior da Leonardo Helicopters (Reino Unido).
Projetado com aviônicos sofisticados e sistemas de missão, juntamente com autonomia e resistência, graças à sua capacidade de usar dois dos três motores para voos de cruzeiro, o helicóptero AW101 oferece capacidade operacional para todas as missões. Essa flexibilidade de missão torna o AW101 o helicóptero multifuncional mais avançado, versátil e capaz disponível atualmente.
O helicóptero já está em serviço em algumas das nações mais importantes da OTAN, como Itália, Reino Unido, Canadá, Dinamarca, Noruega e Portugal.
Curioso para ver a camuflagem desse Merlin polonês.
Fora da OTAN o Japão é um grande operador.